07 nov 2018 | 14:14:05

Uruguai: First Thing rende mais um Derby à criação brasileira

Crioulo do Stud TNT emplacou atropelada irresistível no Gran Premio Nacional (URU-gr.I). Great Spirit (3º) e Thalasso (5º) foram os outros dois brasileiros a subir no marcador.


First Thing brilhou em Maroñas.

Imagem: Marcel Bonjour

No último sábado (4), em Maroñas, produtos de 3 anos disputaram o Gran Premio Nacional (URU-gr.I), versão local do derby, que encerrou, na distância dos 2.400 metros (areia), a tríplice coroa uruguaia. Depois de Fin Del Mundo (2012) e Gandhi Di Job (2016), foi a vez de First Thing, filho de First American e Sweetest Thing (Candy Stripes), de criação do Stud TNT e propriedade do Stud La Orden, render novo troféu do páreo à criação brasileira.

Farruco Law (Southern Lawyer) e Duro de Matar (Salto) saíram sob forte ritmo, assinalando parciais de 23.01 e 48.55. Enquanto isso, Pablo Rodriguez mantinha First Thing nos últimos postos, afastado de qualquer briga.

Na reta de chegada, mesmo sofrendo prejuízo quando faltavam 500 metros para o disco, First Thing recuperou-se a tempo de emplacar uma vibrante – e bem sucedida – atropelada. Nos lances decisivos, alcançou Negrone (Ioya Bigtime), que trazia a corrida, praticamente, liquidada. O brasileiro sacou ¼ de corpo sobre o potro que vinha de derrotá-lo no Clásico Carlos Reyles, no qual formaram ponta e dupla em ordem inversa.

Great Spirit (Drosselmeyer), que havia vencido e sido desclassificado – por medicação – na Polla de Potrillos (URU-gr.I), voltou a render com agrado, figurando como o segundo brasileiro criado pelo Stud TNT a entrar no marcador, no terceiro posto. Thalasso, um Shanghai Bobby criado pela Fazenda Mondesir, em Bagé, foi o quinto.

Candidato à tríplice coroa, Aero Trem (por Shanghai Bobby, do Haras Old Friends), rendeu aquém das expectativas na milha e meia, finalizando em nono.

Treinado por Pablo Gonzáles, First Thing conquistou a terceira vitória em 17 saídas. Tempo de 2:39.84.

Mais notícias

Negociado, Luck Is Back segue para o exterior

Corredor invicto deverá ter Hong Kong como destino.

Rateando 19 por 1, Tenacious prevalece na Prova Especial Helíaco

Defensor do Stud Ilse surpreendeu no melhor páreo da noturna carioca.

Rainbow Lius retoma o caminho das vitórias no Clássico Prefeito Municipal

Filho do nacional Setembro Chove pertence a Luiz Henrique F. dos Santos.