01 jun 2019 | 20:14:45

Anthony Van Dyck, o sétimo Derby de Aidan O’Brien

Responsável por 4 dos 5 primeiros colocados, treinador irlandês igualou os maiores vencedores do Epsom Derby (gr.I) após conquista do filho de Galileo.


Anthony Van Dyck (dir.) prevaleceu em final eletrizante.

Imagem: Steven Cargill/QIPCO

Na véspera da prova, vários foram os veículos e jornalistas que chamaram atenção para o fato de que Aidan O’Brien encilharia 7 dos 13 concorrentes do Epsom Derby (gr.I) deste sábado (1). Depois dos pouco mais de 2 minutos e 33 segundos pelos quais a disputa perdurou, o treinador irlandês seguiu nas manchetes dos noticiários. Em razão de outro fato, porém: além do ganhador Anthony Van Dyck, O’Brien emplacou os terceiro, quarto e quinto lugares na prova mais tradicional do turfe britânico – que teve, em 7 de suas edições, animais treinados por O’Brien sagrados vencedores.

Corrido de alcance por Seamie Heffernan, Anthony Van Dyck costurou sua atropelada, durante a reta final. Nos lances decisivos, foi parar rente à cerca interna – enquanto outros 4 animais disputavam, galão a galão, a primeira posição. Em final eletrizante, sacou ½ corpo sobre Madhmoon (Dawn Approach), que por sua vez livrou focinho de vantagem sobre Japan (Galileo). Broome (Australia) foi o quarto e o favorito Sir Dragonet (Camelot) finalizou em quinto, a apenas ¾ de corpo do primeiro colocado.

Vindo de vencer o Trial Derby Stakes (L), Anthony Van Dyck já havia vencido, igualmente, o Futurity Stakes (gr.II) e o Tyros Stakes (gr.III), aos 2 anos. Criado na Irlanda por Orpendale, Chelston & Wynatt e pertencente a Mrs. John Magnier, Michael Tabor & Derrick Smith, Anthony Van Dyck soma 5 vitórias em 9 saídas. Sua mãe é a australiana Believen’succeed (Exceed And Excel).

Agora, Aidan O’Brien figura ao lado dos maiores vencedores do Epsom Derby em todos os tempos. Robert Robson, John Porter e Fred Darling são os outros 3 treinadores com 7 vitórias, cada.

Mais notícias

Tanto Riso supera os mais velhos na Prova Especial Waldmeister

Defensor do Stud São Francisco da Serra confirmou boa aptidão à distância alongada.

Lamartine vence e convence no GP João Adhemar de Almeida Prado (gr.I)

Filho de Shanghai Bobby, pertencente ao Stud Eternamente Rio, não deu chance aos adversários na Taça de Prata dos machos.

El Tarzan atropela forte para vencer o Clássico Ghadeer (L.)

Filho do nacional Alcorano conquistou seu batismo clássico.