29 maio 2022 | 14:25:47

Aos 86 anos, morre Lester Piggott

Dono de carreira talhada a troféus e grandes cavalos, britânico esteve entre os melhores jóqueis de todos os tempos.


Lester Piggott: uma lenda do esporte

Imagem: Herald Sun

Morreu neste domingo (29), na Suíça, Lester Piggott. Um dos melhores jóqueis do século XXI e, talvez, a maior lenda de sua classe, dentre aqueles que atuaram no pós-guerra, Piggott tinha 86 anos e, por ora, não há informações sobre a causa mortis.

Seu genro, o treinador William Haggas, declarou ao The Guardian que sua esposa – e filha de Piggott – Maureen pretende emitir uma declaração, nas próximas horas.

Com 4.493 vitórias, Piggott emprestou seu talento a uma infinidade de fardas, treinadores e, principalmente, animais. Considerando ter sido ele o jóquei de corredores como Nijinsky, Alleged, The Minstrel e Sir Ivor, é possível afirmar que a história do turfe, no século XX, teve, por várias vezes, o nome de Piggott como elemento obrigatório, em suas linhas.

Vencedor da estatística britânica por 11 vezes (de modo ininterrupto entre 1964 e 1971), Piggott é o recordista de vitórias na prova mais tradicional do turfe britânico: o Epsom Derby (G1), que restou conquistado pelo bridão por 9 oportunidades.

Após comunicar sua aposentadoria, em 1985, Piggott retomaria a carreira 5 anos depois. Apenas 10 dias após voltar a montar, levou Royal Academy à vitória na Breeders’ Cup Turf Mile (G1) de 1990, numa de suas mais icônicas conquistas (replay abaixo).

Em 1995, Piggott aposentou-se, em definitivo.

Mais notícias

SP: In-Uky e Guanguer vencem as seletivas da Taça de Prata

Potranca do Haras San Francesco e potro do Stud Cisco Kid venceram as Provas Especiais Doutor José Eugênio de Rezende Barbosa e Gaudeamus.

Troféu Mossoró: convites poderão ser adquiridos até as 12 horas de sexta-feira

Cerimônia será realizada no sábado (3), após a Copa dos Criadores. Não serão vendidos convites na data do evento.

Raiolux confirma favoritismo no Clássico Prefeito de São Paulo (L)

Filho do nacional Gol Tricolor pertence ao Haras Fazenda Boa Vista.