31 jul 2024 | 18:34:46

Arenáticos, milheiros e éguas: atrações para todos os gostos, na Copa dos Criadores

Festival do turfe brasileiro será realizado, no próximo domingo (4), na Gávea.


Apolo Dez também será uma "Pule de Dez"?

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Com a aproximação da data de sua realização, a Copa dos Criadores 2024 passa a movimentar, cada vez mais, as expectativas, justamente, que dizem respeito à sua razão de existir: as disputas programadas para o lado "de dentro" da raia - a par de todo o congraçamento da comunidade turfística nacional, que terá início, logo no sábado (3), com a cerimônia do Troféu Mossoró.

Várias serão as atrações, presentes e inerentes, às 7 corridas do festival. 

Candidato a competir sob um dos menores rateios do meeting, Apolo Dez apresenta-se como o principal nome da Copa ABCPCC Milha Areia - Sylvio Bertoli, em 1.600m na raia de areia, para produtos de 3 e mais anos.

A prova homenageia, em sua nominação, o estabelecimento criatório (e seu fundador), que remete à década de 1960 e notabilizou-se enquanto um dos expoentes da criação paranaense. Dentre tantas, sua principal gema fora Glória de Campeão, que protagonizou a histórica conquista, no ano de 2010, da Dubai World Cup (G1).

No caminho de Apolo Dez, cujas 4 últimas atuações, na areia, resultaram em vitórias, há nomes como os de Gladiador da Lagoa (vem de obter vitória emocionante, na semana máxima carioca) e Novikov (em sua única exibição na areia, conquistou vitória esmagadora e compete, pela primeira vez, entre os mais velhos), que aguardam, "na espreita", por um mínimo vacilo do provável favorito. Outros seis competidores alinharão para o embate.

Panorama um bocado mais equilibrado é apresentado pela Copa ABCPCC Milha Grama - Oscar Pacheco Borges, em 1.600m na raia de grama, para animais de 3 e mais anos.

O saudoso fundador do Haras Pirassununga, relembrado no batismo da carreira, presidiu a ABCPCC, angariou, amigos e admiradores, por todo o país, e, dentre outros feitos, escreveu seu nome em meio aos criadores de ganhadores do GP Carlos Pellegrini (G1): Xin Xu Lin, em 2010.

Múltiplo ganhador clássico (incluindo G1), o valente Ushuaia Ibiza vem de produzir atuação de realce (finalizou em terceiro) na mais recente edição do GP Presidente da República (G1), vencida por London Moon. Companheiro Leal, que também agradou na "Milha Internacional", igualmente apresenta possibilidades dilatadas, a exemplo de Maranhão, que retornou ao seu melhor estado e traz duas vitórias consecutivas, obtidas na raia de Cidade Jardim.

A prova contará com outros seis competidores, em sua composição.

Por fim, a Copa ABCPCC Éguas - Gonçalo Borges Torrealba, em 2.000m na raia de grama, para éguas de 4 e mais anos, apresenta-se campo altamente desafiador aos "catedráticos" de plantão. 

As contribuições e o legado do titular do Stud TNT, homenageado com a disputa do páreo, permanecem fortalecendo o turfe brasileiro, até os dias atuais. Sua legião de campeões fez da coudelaria sinônimo de pleno sucesso, nas pistas do Brasil e do exterior.

Quintas colocadas, respectivamente, no "Brasil das Éguas" e no "São Paulo das Éguas" - ou seja, os GGPP Roberto e Nelson Seabra (G1) e OSAF (G1) -, Luna Linda e Miss Marcela possuem retrospectos mais do que fortalecidos para voltarem a vencer. Em evolução, Flying Star traz, em sua mais recente saída, vitória conquistada em 2.400 metros, na capital paulista. Pela primeira vez acima da milha, Biarritz defende forma invejável.

Olho, ainda, nas demais sete competidoras, que darão corpo à competição.

PARA CONFERIR O RETROSPECTO DAS CORRIDAS DE DOMINGO, NO JOCKEY CLUB BRASILEIRO, CLIQUE AQUI

Mais notícias

Juvenal Machado da Silva recupera-se com sucesso

Vítima de acidente automobilístico, bridão alagoano encontra-se na iminência de deixar a UTI.

Bagé In Concert dita o ritmo do Protetora do Turfe

Pupilo do Stud Miguel Ávila mostrou forma para a tentativa do “bi” no GP Bento Gonçalves. Just Event, Barbo e Public Job também mostram forma para a semana máxima.

Kenlova esbanja classe e vence o “OSAF” no novo recorde da prova

Filha do nacional Dídimo, pertencente ao Stud Magia, coroou sua campanha com o G1 mais importante das éguas, no turfe paulista.