09 dez 2019 | 21:59:20

Bem-estar dos jóqueis: da conferência em Dubai ao aplicativo da OSAF

Especialistas de várias localidades reuniram-se, em Dubai, para discussão das condições de saúde e bem-estar dos jóqueis. OSAF, por sua vez, passa a disponibilizar aplicativo com informações e orientações, sobre nutrição, exercícios e controle de stress, para jóqueis.


Mayra Frederico apresentou dados referentes aos jóqueis nos hipódromos vinculados à OSAF.

Imagem: Arquivo Pessoal

Partes fundamentais do espetáculo das corridas de cavalo, os jóqueis necessitam levar uma vida repleta de concessões, restrições e limites. Não à toa, diversos dramas e dificuldades são experimentados por esses profissionais, sendo que até mesmo alguns dos melhores e mais notáveis pilotos, das mais diferentes localidades, enfrentam problemas, nos bastidores, que não transparecem ao grande público, durante os breves minutos de uma corrida.

Entre os dias 7 e 8 de novembro, profissionais ligados ao turfe e ao mundo do bem-estar atlético, estiveram reunidos, em Dubai, na Conferência Internacional sobre Saúde, Segurança e Bem-Estar de Jóqueis (ICHSWJ). Ao longo dos 12 painéis da Conferência (realizada de 2 em 2 anos), temas dos mais diversos, ligados ao assunto central debatido, foram tratados: anatomia, cuidados com a parte óssea, demandas psicológicas, nutrição e medidas adotadas, nos mais diferentes países, a fim de minorar riscos e potencializar as condições de saúde e segurança dos jóqueis.

A Superintendente da ABCPCC, Mayra Frederico, representou a Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue Inglês (OSAF), durante as apresentações do dia 7. Mayra, que em 2017 havia apresentado, na mesma Conferência, o projeto da Escola Preparatória de Jockeys, desenvolvido no Jockey Club Brasileiro (clique aqui para acessar a matéria), desta feita atualizou os presentes acerca de estatísticas e providências adotadas, no tocante aos jóqueis radicados na América do Sul. Mais precisamente nos 14 hipódromos membros da OSAF.

Estatísticas e dados relacionados a esses hipódromos colocam-lhes, em alguns aspectos, à frente de hipódromos situados em algumas das principais praças turfísticas do mundo. 86% dos hipódromos sul americanos em análise contam com 2 ambulâncias cada e equipes de médicos e paramédicos – enquanto boa parte dos hipódromos norte-americanos, por exemplo, não dispõem desses artifícios e pessoal.

De acordo com os números expostos, todos os 14 hipódromos membros da OSAF possuem protocolos sobre concussões, fornecem plano de saúde aos jóqueis, dispõem de sala médica e submetem jóqueis a exames médicos, antes de lhes dar a licença para montar.

Ponto crítico, de outro lado, dize respeito ao baixo índice (50%) de hipódromos que realizam exames antidoping junto aos seus jóqueis. Nesse aspecto, foi mencionada, de especial modo, a experiência chilena, iniciada em 2015, e que de lá para cá representou a realização de 344 exames – dos quais 8 apontaram positivo para entorpecentes. Também carecem de melhoria as regras dos hipódromos que sejam impositivas quanto aos tipos de capacetes e coletes aceitos nas corridas. Por ora, os hipódromos sul americanos apenas recomendam a adoção deste ou daquele tipo, sem, contudo, exigir a sua utilização.

Em relação à assistência a jóqueis afastados por acidentes, somente Monterrico, La Plata e Palermo internalizaram programas do tipo. Nesses programas, são calculadas as médias de premiação obtidas pelo respectivo jóquei, nos meses anteriores ao afastamento, a partir das quais remunerasse o profissional, durante o afastamento, conforme regras próprias de cada programa.

Por fim, divulgou-se o lançamento, pela OSAF, do aplicativo “Jose, el Jinete Saludable”, disponível para smart phones, e que oferece variadas informações, gratuitamente, a jóqueis – em temas relacionados a exercícios físicos, nutrição, técnicas de relaxamento, práticas proibidas em corridas, prevenção e aconselhamento sobre o uso de drogas e álcool.

Para mais detalhes acerca do aplicativo, clique aqui.

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (5ª edição)

Luan Machado venceu mais 4 nos EUA. Imagem: Arquivo pessoal ESTADOS UNIDOS LUAN MACHADO (L. S. Machado): "Mandando o recado" para os adversários em todos os hipódromos em que atua, o jóquei campeão do GP Brasil de 2018 com Quarteto de Cordas encontra-se em ótima fase nos EUA. Esta semana, com vitórias nos hipódromos de Thistledown e Belterra Park, o mais velho... [continua ]

Clássico Bal A Bali: no galão decisivo, Gone Hollywood alcança Dark Bobby

Milheiro, que pertence ao Stud Verde, conquistou batismo clássico.

Be Our Guest comanda dobrada da Família Jarussi em prova especial

Arenática do Stud Nicholas & Enrico Jarussi superou sua companheira de farda Once Upon A Time na Prova Especial Alberto Marchioni.