01 jun 2024 | 17:03:32

City of Troy reabilita-se e vence, em alto estilo, o Derby de Epsom (G1)

Potro da Coolmore fez jus à fama de elemento diferenciado e protagonizou vitória irretocável.


City of Troy reabilitou-se, numa vitória irretocável.

Imagem: Sky Sports

Disputado neste sábado (1), o Derby de Epsom (G1), em 2.400m na raia de grama, para produtos de 3 anos, com £ 1,5 milhão de bolsa, marcou irretocável vitória do norte-americano City of Troy, filho de Justify e Together Forever (Galileo), de criação de Orpendale, Chelston & Wynatt e propriedade do triunvirato da Coolmore, composto por Mrs John Magnier & Michael Tabor & Derrick Smith.

Conduzido por Ryan Moore, City of Troy demonstrou sobras durante todo o percurso. Desta feita correndo de alcance (diferentemente das suas usuais atuações, em que costuma figurar já entre os ponteiros), o corredor "arrastava" seu jóquei, pedindo rédeas. No outro extremo do pelotão, Euphoric cumpria seu papel de "coelho" para City of Troy - enquanto Voyage, que derrubou o jóquei após a partida, figurava como exótico coadjuvante, nas imediações dos primeiros postos. 

Na reta final, Moore costurou passagem para City of Troy, pelas balizas de dentro. Sem luta, o corredor apoderou-se da ponta, a 300 metros do disco. Ambiente Friendly chegou a ensaiar perseguição a City of Troy, mas o favorito dos apostadores revelou destreza ao se distanciar do oponente, bem como a "desviar" de Voyage, que corria solto, à sua frente.

No disco, 2 corpos e 3/4 de vantagem para City of Troy sobre Ambiente Friendly. Los Angeles, outra inscrição da Coolmore no páreo, finalizou em terceiro.

A vitória de City of Troy não apenas rendeu o décimo Epsom Derby ao currículo de Aidan O'Brien (treinador mais vitorioso na história do páreo), como também atestou toda a experiência e reputação do profissional. Tendo declarado, publicamente, que City of Troy teria sido o seu melhor "2 anos", em todos os tempos, O'Brien, mesmo após o fracasso retumbante do animal, no 2000 Guineas (G1), ainda assim manteve os elogios públicos ao corredor, e não titubeou ao realizar uma inscrição, até certo ponto arriscada para o "nome" do potro, no Derby deste sábado.

Saltando da milha para a milha e meia, City of Troy percorreu a distância na marca de 2:38.32. Essa foi a sua 4ª vitória em 5 saídas, sendo a segunda de G1.

Mais notícias

Fascinatin Fanny conquista batismo clássico, em Cidade Jardim

Corredora do Haras Cima segue invicta, na capital paulista.

Olympic Icecream supera Dark Bobby no Clássico Eurico Solanés (L)

Defensor do Stud BL Regina conquistou seu batismo clássico.

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 14ª Edição

Nesta edição: Izzi Bizzi, Jackson Pollock e Urso de Birigui.