Com Moreira brilhando e chileno em terceiro, Hong Kong Derby chama atenção dos brasileiros
Um dos momentos mais importantes do turfe asiático marcou outra conquista, de grande expressão, para a carreira do bridão brasileiro. Com o chileno Panfield (ex Look Pen) finalizando em terceiro, atenções dos investidores devem intensificar-se sobre animais sul-americanos.

Sky Darci (por dentro) garantiu cabeça sobre o irlandês Russian Emperor
Imagem: Hong Kong Jockey Club
Na madrugada de domingo (21), em Sha Tin, foi disputado o Hong Kong Derby 2021, prova destinada a animais de 4 anos, com HK$ 24 milhões de dotação (algo em torno de R$ 17 milhões) de dotação, em 2.000m, na pista de grama. Vitória do neozelandês Sky Darci, que levou o “Magic” João Moreira à sua segunda vitória na importante corrida.
Recebendo condução principesca do jóquei número 1 de Hong Kong, Sky Darci (ganhou precioso terreno, ao percorrer seu caminho próximo da cerca) deixou, a cabeça, na formação da dupla, o irlandês Russian Emperor. Este, um Galileo, vencedor de G3 em Ascot e adquirido diretamente da Coolmore, debutou, em solo asiático, com excelente atuação.
Na terceira colocação, finalizou Panfield. Para os desavisados, trata-se do chileno Look Pen, um Lookin At Lucky múltiplo ganhador de G1, em seu país natal, e já havia chegado atrás do nosso conhecido Halston, em compromisso anterior, ali mesmo no hipódromo de Sha Tin. Look Pen pertence Yue Yun Hing, o mesmo dono de Halston e Cash do Jaguarete, que, pelo 3º ano consecutivo, correu o Derby local com um animal sul-americano.
A chamativa corrida de Look Pen, por certo, reforçará os holofotes do mercado de Hong Kong sobre os corredores da América do Sul – incluindo os brasileiros, que vêm tomando, com frequência, o destino daquele país.
Tanto Russian Emperor quanto Look Pen, aliás, não foram castrados. Poderão, portanto, ser aproveitados, como reprodutores, após o encerramento das respectivas campanhas.
Filho de Darci Brahma e Strictly Maternal, por Oireilly (um trio de animais nascidos e criados na Nova Zelândia), Sky Darci conquistou a 6ª vitória em 12 corridas. Rendeu à treinadora Jessica Kwan Mun Hang sua primeira vitória no Derby. Tempo de 2:01.32.
Mais notícias

Convocação de criadores, proprietários e associados para atualização cadastral
Criadores, proprietários e associados: A ABCPCC está realizando uma campanha de atualização cadastral e contamos com a ajuda de todos para que enviem os seus dados atualizados: endereço, telefone de contato e e-mail. As informações deverão ser enviadas para o email [email protected] ou fornecidas pelo telefone (11) 3813-5699. Contamos com a colaboração de todos. A Diretoria