22 mar 2021 | 23:36:55

Com Moreira brilhando e chileno em terceiro, Hong Kong Derby chama atenção dos brasileiros

Um dos momentos mais importantes do turfe asiático marcou outra conquista, de grande expressão, para a carreira do bridão brasileiro. Com o chileno Panfield (ex Look Pen) finalizando em terceiro, atenções dos investidores devem intensificar-se sobre animais sul-americanos.


Sky Darci (por dentro) garantiu cabeça sobre o irlandês Russian Emperor

Imagem: Hong Kong Jockey Club

Na madrugada de domingo (21), em Sha Tin, foi disputado o Hong Kong Derby 2021, prova destinada a animais de 4 anos, com HK$ 24 milhões de dotação (algo em torno de R$ 17 milhões) de dotação, em 2.000m, na pista de grama. Vitória do neozelandês Sky Darci, que levou o “Magic” João Moreira à sua segunda vitória na importante corrida.

Recebendo condução principesca do jóquei número 1 de Hong Kong, Sky Darci (ganhou precioso terreno, ao percorrer seu caminho próximo da cerca) deixou, a cabeça, na formação da dupla, o irlandês Russian Emperor. Este, um Galileo, vencedor de G3 em Ascot e adquirido diretamente da Coolmore, debutou, em solo asiático, com excelente atuação.

Na terceira colocação, finalizou Panfield. Para os desavisados, trata-se do chileno Look Pen, um Lookin At Lucky múltiplo ganhador de G1, em seu país natal, e já havia chegado atrás do nosso conhecido Halston, em compromisso anterior, ali mesmo no hipódromo de Sha Tin. Look Pen pertence Yue Yun Hing, o mesmo dono de Halston e Cash do Jaguarete, que, pelo 3º ano consecutivo, correu o Derby local com um animal sul-americano.

A chamativa corrida de Look Pen, por certo, reforçará os holofotes do mercado de Hong Kong sobre os corredores da América do Sul – incluindo os brasileiros, que vêm tomando, com frequência, o destino daquele país.

Tanto Russian Emperor quanto Look Pen, aliás, não foram castrados. Poderão, portanto, ser aproveitados, como reprodutores, após o encerramento das respectivas campanhas.

Filho de Darci Brahma e Strictly Maternal, por Oireilly (um trio de animais nascidos e criados na Nova Zelândia), Sky Darci conquistou a 6ª vitória em 12 corridas. Rendeu à treinadora Jessica Kwan Mun Hang sua primeira vitória no Derby. Tempo de 2:01.32.

Mais notícias

El Cosechero consagra campanha no Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2) – Betsson

Melhor animal do turfe gaúcho, filho do nacional Alcorano, que defende a farda de Fabiane de Mattos, conquistou a mais importante vitória de sua campanha, na prova máxima do turfe gaúcho.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (23ª edição)

Francisco Leandro conquistou sua sexta estatística de jóqueis, na Argentina, sendo a quinta consecutiva. Imagem: Diario Popular URUGUAI Pluto, do Haras Phillipson fechou o ano de 2022 com vitória no Clásico Clausura. Conquistando seu batismo clássico, na última prova clássica do ano de 2022, o filho de Discreetly Mine e High Banana, por T.H.Approval, bateu um total de 11 rivais... [continua ]

SBB informa: relação de atestados de coberturas (até 22/05)

Até 22 de maio de 2023 (atualização da relação original de 15/05), o Stud Book Brasileiro recebeu 1.576 atestados de coberturas referentes à temporada de monta 2022. Os atestados significam a comunicação pelos donos dos reprodutores sobre as coberturas realizadas na temporada e, por isso, tais números estão sujeitos a atualização.