31 out 2017 | 16:20:21

Com Saxon Warrior, Aidan O’Brien quebra recorde histórico e vence o 26º G1 no ano

Vitória do japonês Saxon Warrior no Racing Post Trophy (gr.I) fez com que treinador irlandês derrubasse a marca histórica de Robert Frankel.


Aidan O'Brien: números impressionantes

Imagem: Irish Times

A vitória de Saxon Warrior no Racing Post Trophy (gr.I) do último sábado (29), na Inglaterra, chamou atenção por diversos motivos. Além de símbolo mor da interessantíssima guinada oriental da Coolmore, junto ao excepcional Deep Impact, o potro japonês rendeu feito dos mais expressivos ao treinador Aidan O’Brien. Dono de um currículo impressionante, o treinador irlandês bateu o recorde de vitórias em G1 conseguidas num único ano: em 2017, nada menos do que 26 provas de graduação máxima foram vencidas por pensionistas de O’Brien.

Falecido em 2009, o norte-americano Robert Frankel detinha o recorde, com 25 vitórias de grupo I conquistadas no ano de 2003. O’Brien igualou a marca de Frankel quando Hydrangea venceu, na semana passada, o Champions Fillies & Mares Stakes (gr.I), em Ascot. Com Saxon Warrior, então, o golden boy da Coolmore passou a ocupar posto jamais alcançado por qualquer outro treinador de cavalos de corrida.

Aos 48 anos, O’Brien coleciona troféus dos mais cobiçados páreos do turfe internacional. Discreto e notabilizado pelo extremo profissionalismo, mostra-se peça fundamental no sucesso obtido pelo triunvirato da Coolmore, Derrick Smith, Susan Magnier & Michael Tabor. Saxon Warrior – filho da ganhadora de G1, Maybe (Galileo) – deu a O’Brien seu sétimo êxito no Racing Post Trophy (gr.I), prova destinada a produtos de 2 anos, em Doncaster.

Roaring Lion, um norte-americano filho de Kitten’s Joy, formou a dupla. Em terceiro, outro pupilo de O’Brien: The Pentagon (Galileo). Conduzido por Ryan Moore, Saxon Warrior registrou 1:40.12 para a milha, na grama.

Mais notícias

Champagne Rosé desembarca nos Estados Unidos, onde seguirá campanha

Crioula da Fazenda Mondesir deixou o Brasil na condição de múltipla ganhadora clássica, incluindo o GP OSAF (G1).

Oryx vai até a Gávea e vence o Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro (G1) - Haras Santa Rita da Serra

Potro do Haras Cifra é filho do nacional Setembro Chove.

Cristal: Lord of Westbury venceu o melhor páreo da reunião

Corredor do Haras Uberlândia conquistou o Clássico Presidente Camilo Carvalho Coelho.