16 jun 2020 | 21:14:51

Com silêncio nas arquibancadas, Royal Ascot tem início, na Inglaterra

Festival centenário do turfe britânico teve seu primeiro dia de disputas – sem a presença de público – nesta terça-feira.


Circus Maximus (antolhos) sacou cabeça de vantagem sobre Terebellum.

Imagem: Sporting Life

Nos mais de 100 anos de sua realização, nunca antes o Royal Ascot, maior festival turfístico do turfe britânico, foi marcado por tamanha frieza. As arquibancadas e instalações do hipódromo, que costumam dar assento a grandes e animados públicos, em 2020 contracenam, tão somente, com os ruídos provocados pelos poucos profissionais presentes às suas dependências, e do farfalhar da raia de grama, nos momentos dos páreos.

Sem a presença de público – como resposta óbvia à pandemia do COVID-19 – a versão 2020 do Royal Ascot teve início nesta terça-feira (16). No principal momento do dia, Circus Maximus, 4 anos, filho de Galileo e Duntle (Danehill Dancer), criado na Irlanda por Flaxman Stables e de propriedade desta em sociedade com Susan Magnier, Michael Tabor & Derrick Smith, venceu o Queen Anne Stakes (G1), em 1.600m na grama, com £ 250 mil de dotação, para produtos de 3 e mais anos.

Com Ryan Moore “up”, Circus Maximus derrotou – por cabeça, em final escamado – a Terebellum (Sea The Stars), que por pouco não marcou a primeira vitória de G1 de Frankie Dettori para a Godolphin desde o rompimento, entre as duas partes, há 8 anos.

Treinado por Aidan O’Brien, Circus Maximus completou a milha no tempo de 1:40.05. Trata-se da sua quinta vitória em 12 saídas, com destaque, ainda, para os êxitos obtidos no St. James’s Palace Stakes (G1) e no Prix du Moulin de Longchamp (G1).

Na outra prova de graduação máxima do card inicial do Royal Ascot, Battaash, 6 anos, filho de Dark Angel e Anna Law (Lawman), criado na Irlanda por Ballyphilip Stud e pertencente ao Sheikh Hamdan bin Rashid Al Maktoum, desencantou – após dois segundos lugares, nos últimos dois anos – no King’s Stand Stakes (G1), em 1.000m na grama, para animais de 3 e mais anos, e £ 250 mil de bolsa.

Jim Crowley conduziu Battaash, que derrotou Equilateral por 2 corpos e ¼. Liberty Beach ficou com a terceira posição. Charles Hills responde pelo treinamento de Battaash, que agora soma 11 vitórias em 21 saídas. Relógios parados no tempo de 58.64.

Mais notícias

Bay Ovar retoma liderança entre as fêmeas no GP Francisco Vilella de Paula Machado

Potranca do Stud Best Friends conquistou êxito de firmeza.

Uttori brilha no Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (G1)

Potro do Haras Estrela Nova deu início à Tríplice Coroa.

Wings of Eagles surpreende no Epsom Derby (gr.I)

Potro francês comandou dobrada da Coolmore no páreo