24 abr 2023 | 19:31:04

Comunicado sobre ajustes da Instrução Normativa nº 6/2018 do MAPA

Ajustes representarão avanços na pauta do Mormo, em território nacional.


Conforme reunião realizada com o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a equipe do DSA está trabalhando para ajustes na IN nº 6/2018, que aprova as diretrizes para prevenção, controle e erradicação do Mormo no Território Nacional. A revisão visa modificar a exigência de exames de mormo para o trânsito e alterar a definição de caso confirmado, alinhando-os com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Na hipótese de os ajustes restarem publicados no Diário Oficial e, oficialmente, alterarem o texto da respectiva instrução normativa (até lá, permanece vigente o texto atual), os tutores de equinos soro reagentes e sem sinais clínicos poderão solicitar administrativamente revisão dos processos junto a Secretaria de Agricultura e Pecuária dos respectivos estados.

É importante salientar que a equipe técnica do DSA, juntamente dos demais atores envolvidos com o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, está avaliando os resultados de pesquisas recentes no Brasil, no exterior e fazendo uma revisão de literatura, para que seja reeditada uma nova normativa para o combate ao Mormo, no país.

Esse passo é mais um no caminho do conhecimento da realidade do Mormo no Brasil e representa o compromisso da gestão do Ministério da Agricultura e Pecuária e do grupo de trabalho da Câmara Setorial de Equideocultura (CSE).

 

Mais notícias

Trinca clássica é atração do fim de semana em Cidade Jardim

Em meio às festividades de Momo, o turfe brasileiro encerrará sua programação de fim de semana com um simulcasting entre Cidade Jardim e Gávea nesse sábado - uma vez que não haverá corridas no domingo, tampouco na segunda-feira de carnaval. E não havendo atrações da chamada clássica na Gávea, os principais chamarizes em termos técnicos no fim de semana passam... [continua ]

Comandante Dollar confirma favoritismo no Clássico Presidente João Tobias de Aguiar (L)

Em mais um troféu para o Haras Rio Iguassu, filho do nacional Billion Dollar conquistou seu batismo clássico.

No adeus ao seu proprietário, um Gesto Nobre

Corredor venceu o GP Pres. Raphael Aguiar Paes de Barros (G3) poucas horas após o falecimento do titular do Stud Capone, Edgar Santomauro.