15 nov 2017 | 16:58:08

Criação brasileira perde Acteon Man

Garanhão de Aluizio Merlin Ribeiro revelou ganhadores dos Grandes Prêmios Brasil (gr.I) e Cruzeiro do Sul (gr.I).


Acteon Man: ganhador clássico e múltiplo produtor de G1

Imagem: Anuário de Garanhões/Revista Turf Cidade Jardim

Conforme noticiado pelo website do Jockey Club Brasileiro, na coluna Direto do JCB, por Almeidinha, O Gordinho do Paddock, morreu ontem (14), em Bagé/RS, o garanhão Acteon Man. Pertencente a Aluizio Merlin Ribeiro, Acteon Man havia completado 19 anos em 2017.

Filho da britânica Clare Garden (por Shirley Heights, também mãe do ganhador de G2, Uvento, e dos clássicos de G1, Tero Sabu e Alegre Lady), Acteon Man - de criação do Haras São Quirino cumpriu campanha breve, composta por apenas 9 apresentações produzidas entre os 3 e 6 anos de idade. Em que pese os problemas locomotores, com os quais teve de conviver durante a vida de atleta, Acteon Man obteve 4 vitórias, incluindo o Grande Prêmio Ministro da Agricultura (gr.II) de 2003, em Cidade Jardim, ocasião em que derrotou os ganhadores de G1 Gorylla (New Colony) e Gene de Campeão (Khatango).

Filho do norte-americano – de produção proeminentemente europeia – Be My Chief (Northern Dancer), Acteon Man ingressou na reprodução em 2005, contendo a primeira geração, nascida no ano seguinte, apenas 3 animais – dentre os quais All Or Nothing, vencedora da Prova Especial Tirolesa, na Gávea.

Foi na segunda geração de Acteon Man, todavia, que o alazão revelou o seu mais destacado produto. A exemplo do pai marcado por uma campanha curta, Belo Acteon venceu, de ponta a ponta, o Grande Prêmio Brasil (gr.I) de 2011. Nos Estados Unidos, finalizou em quarto no Pan American Stakes (gr.II) e em quinto no Mac Diarmida Stakes (gr.II).

Vencedor do Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (gr.I) de 2015, Famous Acteon representa outro destacado valor da produção de Acteon Man. O ganhador de G2, Huber, e a múltipla ganhadora de provas especiais na Gávea, Efervescente, também constam com destaque no stud record do reprodutor.

Até o momento, 119 filhos de Acteon Man foram registrados no Stud Book Brasileiro, dos quais 57 correram (47.89%), 43 ganharam (36,13%) e 7 ganharam provas black type (5,88% da produção total e 12,28% dos animais corridos).

Mais notícias

Rumo ao Possolo, Heartland desbanca as mais velhas

Potranca do Haras Santa Maria de Araras conquistou a Prova Especial Clareira

Sudara conquista batismo clássico no GP Euvaldo Lodi (gr.III)

Defensora do Haras Regina brilhou na principal corrida do domingo de Páscoa, na Gávea.

Na mudança de raia, argentino Village King vence G3. Galope Americano chega em sexto.

Prova, com US$ 200 mil de bolsa, foi disputada neste sábado (17), em Aqueduct.