26 jun 2019 | 20:17:41

Criação: Winx será coberta por I Am Invincible

Super craque australiana encerrou campanha no primeiro semestre de 2019.


Winx: detentora de múltiplos recordes.

Imagem: Melbourne Racing

Com a chegada da temporada de monta no hemisfério sul, a agitação em torno da primeira experiência de Winx, como reprodutora, toma conta da comunidade turfística australiana – e mundial. I Am Invincible foi o garanhão selecionado para padrear a super craque local, que recentemente teve sua campanha encerrada.

A informação foi publicada – dentre outros – por Mitch Cohen, no website RaceNet. Na notícia, replicou-se o conteúdo de um comunicado oficial divulgado à imprensa, na segunda-feira, pelos proprietários de Winx. Segundo consta, garanhões de diferentes partes do mundo foram cotados para a cobertura. Ao final do processo de seleção, porém, decidiu-se por mantê-la na Austrália, ao menos em seu primeiro ano, na reprodução.

Australiano, a exemplo de Winx, I Am Invincible nasceu no ano de 2004. Filho de Invincible Spirit e Cannarelle (Canny Lad), obteve 5 vitórias em 13 saídas, incluindo êxitos no McKay Stakes (gr.III) e no Sir John Monash Stakes (L). Tendo ingressado na reprodução em 2010, foi o líder – dentre os garanhões de primeira cria – logo na sua geração debutante (nascida em 2011). Até aqui, conta com 47 stakes winners. Seu serviço, no Yarraman Park, está cotado em A$ 225 mil (aproximadamente R$ 604 mil).

Winx, por sua vez, desenvolveu campanha composta por 43 saídas e 37 primeiros lugares. Filha de Street Cry e Vegas Showgirl (Al Akbar), obteve mais de US$ 19,7 milhões em somas ganhas, tornando-se o animal mais premiado, em toda a história. Igualmente detém o recorde de vitórias em provas de G1 (25), em escala mundial, bem como o recorde de vitórias consecutivas (35), no turfe australiano. Sua última exibição ocorreu no Queen Elizabeth Stakes (gr.I), em abril deste ano.

Mais notícias

No Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L), melhor para Q'Landa do Iguassu

Corredora marcou o segundo ponto clássico, na tarde, do Haras Rio Iguassu.

Hong Kong: Vagner Borges vence a primeira e assina montaria no Derby

Bridão brasileiro conquistou sua primeira vitória, nesta quarta-feira (18), em Happy Valley. No domingo, conduzirá Super Oasis no Hong Kong Derby.

Mais Maroñas: na "Milha" e no "páreo das Éguas", brasileiros obtém colocações

Profissionais brasileiros brilharam nos Gran Premios Ciudad de Montevideo (G1) e Pedro Piñeyrúa (G3).