11 nov 2024 | 20:05:21

Dez anos depois, turfe uruguaio encontra em Suablenanav TH um novo tríplice coroado

Potro do Haras Phillipson obteve a magna conquista, na reunião de domingo. Em listed para fundistas, novo êxito do brasileiro Master of Puppets.


Suablenanav TH tornou-se o 23º tríplice coroado do turfe uruguaio.

Imagem: Invasor Horse (https://www.instagram.com/p/DCNNY5GySCJ/)

Toda a expectativa que rondava a reunião de domingo (10), no Hipódromo de Maroñas, confirmou-se, em sua totalidade. Ao final dos 2.500 metros do Gran Premio Nacional (G2), a prova central da programação, Suablenanav TH, filho de T. H. Approval e Forbidden Love (Footstepsinthesand), de criação e propriedade do Haras Phillipson, sagrou-se o 23º tríplice coroado da história do turfe uruguaio.

Em condução segura de Héctor Lazo, Suablenanav TH ingressou na reta de chegada, já postulando a primeira colocação. Quando, então, recebeu a partida de seu jóquei, na seta dos 400 finais, o tordilho liquidou a fatura, em seu favor.

Nas posições subsequentes, quatro animais brasileiros: Olympic Ohio (por Drosselmeyer, do Haras Regina), Triger Kitten (por Camelot Kitten, de criação do Haras do Morro), New Future (por Hofburg, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Crespi) e Samba E Samba (por Rally Cry, de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud H&R) completaram, nessa ordem, o placar remunerado. Tempo de 2:41.45.

Inscrição de Jorge Rey (com supervisão de Antônio Luis Cintra), Suablenanav TH atinge a marca de 6 primeiros lugares em 7 corridas. Acerca de seu futuro, dois destinos de maior probabilidade: o starting gate do GP Jose Pedro Ramírez (G1), no próximo dia 6 de janeiro, ou as corridas de Dubai - com maior enfoque no UAE Derby (G2).

O último tríplice coroado de Maroñas havia sido Sir Fever, no ano de 2014. Já o Haras Phillipson reviveu a emoção de uma tríplice coroa 24 anos após Quari Bravo protagonizar o feito, em Cidade Jardim, na temporada de 1997. Punk, aliás, que encabeçava o pedigree do "Furacão de Prata", também se faz presente à filiação de Suablenanav TH: é ele o pai de sua terceira mãe, a matriz Redundância. 

Na mesma reunião, Master of Puppets, 4 anos, filho de Put It Back e Vanua Levu (Wild Event), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Haras San Pedro, venceu o Clásico Carlos Pellegrini (L), em 2.400m na raia de grama, para animais de 3 anos e mais idade.

Conduzido por Pablo Rodríguez, Master Puppets arrematou com potência, na hora da verdade, derrotando Steinkevjczuk por 3/4 de corpo. Olympic Olympic (por Alpha, do Haras Regina) rendeu bem, em sua primeira exibição frente aos mais velhos, finalizando na terceira posição.

Facundo Santesteban é o treinador de Master of Pupets, que chega à sua 6ª vitória em 13 corridas. Relógios parados na marca de 2:30.44. 

 

Mais notícias

Comparativo de premiações: festivais da Copa dos Criadores e do GP Brasil

Com a recente divulgação das dotações do festival do Grande Prêmio Brasil 2020, foi concretizada a decisão da diretoria do Jockey Club Brasileiro em reduzir as premiações das provas que o compõem. Ao todo serão distribuídos R$ 955.944,00 em prêmios: Dotações do festival do GP Brasil em 2020 Tendo sua disputa postergada, de junho para agosto e posteriormente para setembro,... [continua ]

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (77ª edição)

Bruninho Queiroz emplacou 4 vencedores na semana, em Singapura. Imagem: Singapore Turf Club (Divulgação) SINGAPURA BRUNO QUEIROZ: Na segunda semana da nova temporada em Kranji, nosso Bruninho desfilou todo seu talento para o público local. Assim como Manoel Nunes fizera uma semana atrás, dessa vez Queiroz também foi responsável pela condução de 4 vencedores, sendo o destaque da reunião do dia 14,... [continua ]

Cada dia correndo mais, Kruswarovski levanta o GP Piratininga (G3)

Arenático de excelentes recursos pertence ao Stud Marc Race e é filho do nacional Glória de Campeão.