Em Hong Kong, Halston garante terceiro no Premier Plate (G3)
Crioulo do Haras Cifra argolou nova colocação clássica, em páreo vencido pelo australiano Tourbillon Diamond.
Na jornada de domingo (19), em Sha Tin, produtos de 4 e mais anos disputaram o Premier Plate (G3), em 1.800m na raia de grama, com bolsa de HK$ 3,7 milhões (aproximadamente R$ 2,45 milhões). Vitória do australiano Tourbillon Diamond, 5 anos, filho de Olympic Glory e Modave (Montjeu), criado por Arrowfield e Jungle Pocket e de propriedade de Shum Mak Ling, Jimmy Tang, Bennie Lau Yuk Lung e William Shum Wai Lam.
O brasileiro Halston (por Setembro Chove; lá rebatizado Butterfield), de criação do Haras Cifra, argolou chamativo terceiro lugar.
Com o francês Alexis Badel em seu dorso, Tourbillon Diamond, na condição de top weight da competição, correu de alcance para tomar a ponta na altura dos últimos 250 metros. Em sua cola atropelava Halston, que, caindo dos 2.400 metros, acionou em último durante considerável parte do percurso.
No final, prevaleceu Tourbillon Diamond, com Halston “molhando” um bocado, em razão da longa partida a que foi submetido por Zack Purton. Nos lances decisivos, o brasileiro perdeu a formação da dupla, por cabeça, para o favorito Turin Redsun, por sua vez atrasado, também, por uma cabeça, em relação a Tourbillon Diamond.
O ganhador recebe o treinamento de C. S. Shum e obteve sua 7ª vitória em 33 corridas. Tempo de 1:48.27.
Já Halston ultrapassou, no ato, a marca de HK$ 12 milhões (mais de R$ 7,9 milhões) em prêmios, no turfe de Hong Kong.