07 set 2024 | 18:40:02

Em tarde de Haras Cifra, Opazo vence o Grande Prêmio Ipiranga (G1)

Candidato à quádrupla coroa estabeleceu o novo recorde da prova.


De ponta a ponta, Opazo registrou o novo recorde do GP Ipiranga (G1).

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Um páreo após a magna conquista de Outra Vista, no "Barão de Piracicaba", coube a Opazo, filho de Rally Cry e Daltiva (Macho Uno), de criação e propriedade do Haras Cifra, render mais um G1, na sabatina de Cidade Jardim, ao seu criador e proprietário. Foi ele o brilhante vencedor do Grande Prêmio Ipiranga (G1), em 1.600m na raia de grama, primeira prova da quádrupla coroa de produtos.

Essa foi a segunda vez que a coudelaria da Família Frare venceu, numa mesma tarde, as duas provas inaugurais da quádrupla coroa: antes, com Hembra e Halston, no ano de 2018.

Opazo deixou os partidores sob ritmo violento. Champion Way acompanhava-lhe, de perto, enquanto Sentinela e Navio Fantasma completavam o grupo dos quatro primeiros.

No giro para a reta final, ainda que Champion Way e Sentinela tenham "crescido" para cima de Opazo, este, uma vez convidado à disputa por Jorge Ricardo, não tardou em, novamente, abrir vantagem sobre os dois adversários. Não apenas isso: tamanha era a pujança de Opazo, na primeira colocação, que, a 300 metros do disco, já se tinha noção do qual improvável seria Navio Fantasma - àquela altura o segundo colocado - conseguir lhe alcançar. 

Num êxito retumbante, Opazo alcançou o disco 3 corpos e 1/4 à frente de Navio Fantasma, finalizando Pacificador em terceiro. Go To Be Happy e Rafa do Iguassu completaram o marcador.

A seguir, Mipo, Sentinela, Champion Way, Agapanto Salto e Pordenone.

Noutro êxito João Quadros, na tarde, Opazo somou sua 3ª vitória (a 2ª clássica) em 7 corridas.

Ao registrar 1:31.96 para a milha, Opazo tornou-se o novo recordista da prova (derrubando o recorde de Summerset, estabelecido em 2023) e arranhou o recorde da distância, titularizado por Ushuaia Ibiza, na marca de 1:31.88.

Mais notícias

Rey de Mônaco bate os mais velhos na PE Vicente Romano

Potro do Haras do Morro voltou a vencer.

Turfe Gaúcho: eliminatórias são definidas. Confira.

Uma das mais tradicionais provas da cancha reta nacional, o Grande Prêmio Turfe Gaúcho será realizado neste final de semana, em Porto Alegre, pela 54ª vez, em sua história.

Snowfall repete Enable e mostra forma para o Arco

Primeira égua, desde Enable, a vencer o Yorkshire Oaks (G1), após vencer os Oaks de Epsom e Curragh, potranca japonesa segue dando “vareios” e firma-se como uma das forças do Arco do próximo mês de outubro.