08 abr 2024 | 19:55:31

Filha de Winx é leiloada por mais de US$ 6,6 milhões e quebra recorde, na Austrália

Primeiro produto da super craque australiana movimentou o noticiário do turfe internacional.


Filha de Winx, a potranca de sobreano alcançou a marca de 10 milhões de dólares australianos, no Inglis Easter Yearling Sale.

Imagem: Getty Images/Stock & Land

Veículos de diferentes partes do mundo repercutiram, nesta segunda-feira (8), o leilão do primeiro produto da super craque australiana, Winx. Consignada pela Coolmore, em nome de seus diversos co-proprietários, a potranca, nascida em 2022, filha do garanhão Pierro, alcançou a cifra de 10 milhões de dólares australianos - cerca de US$ 6,6 milhões - nas vendas do Inglis Easter Yearling Sale.

A fêmea (ainda não nominada) restou adquirida por Debbie Kepitis, que é, justamente, co-proprietária de Winx. 

Trata-se do preço recorde pago, até então, por um produto de sobreano, num leilão realizado no Hemisfério Sul. O arremate suplantou, nesse ranking, os 5 milhões de dólares australianos pagos, em 2013, por um irmão materno da não menos notável Black Caviar.

Protagonista de uma campanha extensa, repleta de vitórias e que arrastou uma legião de torcedores para os hipódromos da Austrália, Winx (2011, filha de Street Cry e Vegas Showgirl, por Al Akbar) competiu por 43 vezes, tendo obtido nada menos que 37 primeiros lugares. Venceu, por 4 vezes, o Cox Plate (G1), o Chipping Norton Stakes (G1) e o George Ryder Stakes (G1); por 3 vezes o George Main Stakes (G1) e o Queen Elizabeth Stakes (G1); por 2 vezes o Turnbull Stakes (G1) e uma vez o Queensland Oaks (G1), o Epsom Handicap (G1), o Doncaster Handicap (G1), o Caulfield Stakes (G1) e o Winx Stakes (G1), sem prejuízo dos êxitos obtidos em provas de outras graduações.

Para o segundo semestre de 2024, Winx deverá parir um produto de Snitzel - por sua vez vencedor, por 4 temporadas consecutivas, do título de reprodutor líder, na Austrália.

 

Mais notícias

Breeders’ Cup: criadores brasileiros terão até 28/2 para nominar garanhões

Brasil participa de programa alternativo de credenciamento de reprodutores para o festival norte-americano.

Nota de falecimento: Mário Rodrigues Campos

Mário Rodrigues Campos Imagem: Porfírio Menezes Faleceu nesta sexta-feira (12) Mário Rodrigues Campos. Restam aos turfistas as lembranças de um dos mais vitoriosos treinadores do turfe nacional. Com Jabble, na década de 1980, Mário Campos alçou posto de destaque. Seu pensionista firmou-se como um dos líderes da geração nascida em 1983, vencendo os Grandes Prêmios Ipiranga (G1) e Derby Paulista... [continua ]

Voo de Ícaro volta a vencer no Uruguai e conquista listed race

Filho do nacional Holding Glory, pertencente ao Stud Bruno Genovesi, levantou o Clásico Reapertura Hipódromo Nacional de Maroñas (L). Treinadora Josiane Gulart brilhou no Criterium de Potrancas (G2).