Forever Young e Romantic Warrior: uma chegada para a posteridade
Desfecho da Saudi Cup (G1) revelou-se à altura dos seus protagonistas.

Forever Young (por fora) superou Romantic Warrior, num duelo de titãs.
Imagem: Kaz Ishida/Horse Racing Nation
A par dos US$ 20 milhões, em prêmios, que fazem dela a prova mais bem dotada de todo o mundo, a Saudi Cup (G1) contou, na sua versão do último sábado, com um desfecho que transcende a própria relevância financeira da corrida.
Tido como poderoso arenático, após facílimas vitórias conquistadas nos Derbies de Dubai e Arábia Saudita, no ano passado (o que se confirmou com as aparições de luxo no Kentucky Derby e na Breeders' Cup Clássic, quando das únicas derrotas de sua campanha, até aqui), o japonês Forever Young conquistou uma merecida e marcante vitória - mas não, sem antes, ter pela frente um "gigante" Romantic Warrior.
Em sua primeira aparição na raia de areia, o irlandês, de campanha desenvolvida, predominantemente, em Hong Kong, parecia deslizar, sobre a pista, com a mesma desenvoltura que fizera dele o melhor cavalo do mundo, em pista de grama, no ano passado. Tomando a dianteira, na entrada da reta final, Romantic Warrior passou por Forever Young, com relativa facilidade. Quando, então, Forever Young restou lançado por fora do oponente, que cruzou a sua frente, o conduzido de Ryusei Sakai parece ter recobrado suas energias, rumo a um confronto final.
Numa, até mesmo, improvável (dado o desenrolar do páreo) reação - acentuada pelo tributo pago por Romantic Warrior, em virtude da partida, quiçá, um bocado precoce -, Forever Young partiu para cima do adversário, vindo buscar-lhe dos lances decisivos da competição. No disco, um pescoço de vantagem sacramentou a vitória de Forever Young.
Segundo colocado em 2024, Ushba Tesoro, sempre conferindo, finalizou em terceiro, desta feita. Wilson Tesoro, outro arenático de alto padrão, avindo do Japão, foi o quarto. O irlandês Al Musmak foi o quinto.
Treinado por Yoshito Yahagi, Forever Young (4 anos, filho de Real Steel e Forever Darling, por Congrats, de criação da Northern Farm e propriedade de Susumu Fujita) conquistou sua 8ª vitória em 10 saídas. Com mais de US$ 14 milhões em prêmios, assinalou 1:49.09 para a distância.