14 ago 2017 | 16:48:00

Galileo alcança a marca de 250 ganhadores clássicos

Garanhão da Coolmore agora ruma ao recorde histórico de seu pai, Sadler’s Wells, com 294 stakes winners.


Galileo: fenômeno da criação mundial

Imagem: Coolmore

Unanimidades fazem-se artigos raros em todos os lugares. O turfe não foge à regra. Quando a pauta versa sobre reprodutores, porém, poucos seriam capazes de contestar Galileo. Cada vez mais, o “monumento” da Coolmore ratifica a condição de maior garanhão PSI do mundo. Na última semana, Galileo revelou – nada menos que – o seu 250º produto ganhador clássico.

A histórica marca restou alcançada quando To Eternity venceu, no último dia 5 de agosto, o Chalice Stakes (L), em Newmarket, na Inglaterra. Seguiram a vitória clássica da potranca outros dois êxitos de produtos de Galileo em provas black type disputadas na Irlanda: o macho Sir John Lavery, no Platinum Stakes (L), corrido em Cork, no dia 8, e a potranca Ballet Shoes, no Ivawood Stakes (L), em Tipperary, no dia 11.

Conforme destacado pelo site argentino, Turf Diario, em matéria publicada no último dia 9 de agosto, Galileo ruma, agora, à quebra de outro recorde. Este, no caso, pertencente àquele que pode ser considerado a pedra fundamental na história de Galileo. Seu pai, Sadler’s Wells (Northern Dancer), figura como o garanhão PSI recordista de produtos vencedores clássicos: 294.

Filho de Sadler’s Wells na ganhadora do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), Urban Sea (Miswaki), Galileo nasceu na Irlanda em 1998. Criado por D. Tsui & Orpendale e pertencente à Coolmore, Galileo foi à raia por 8 vezes, vencendo em 6 delas, incluindo as versões britânica e irlandesa do Derby (gr.I) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Galileo ingressou na reprodução em 2002. Desde então, o sucesso estrondoso do reprodutor – como reprodutor e avô materno – reflete nada menos que 66 ganhadores individuais de grupo I.

Mais notícias

Exposição sobre Jockey Club de São Paulo ganha reportagem na Globo

Programada até o próximo mês de junho, exposição “Jockey Club Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo”, que contempla, ainda, visita guiada por Cidade Jardim, ganhou reportagem exibida na primeira edição do programa “SPTV”, da Rede Globo de Televisão

Europa: a sucessão do trono entre os fundistas da Coolmore

Enquanto a corporação irlandesa anunciou o encerramento da campanha de Order of St. George, Kew Gardens brilhou no St. Leger Stakes (gr.I).

Nota de falecimento: Hermínio Paulo Machado

Na Milha do Bento, em 1998, venceu Guerreiro King, treinado por Hermínio Machado Imagem: Flávio Obino Filho O turfe gaúcho perde o seu maior treinador e eu um amigo de quase 50 anos. Hermínio Paulo Machado nasceu há 76 anos em Vila Vasconcelos, então município de Tapes, e hoje Sentinela do Sul. Foi em São Borja, no haras de Serafim... [continua ]