24 fev 2017 | 21:25:35

Guaruman brilha no GP Estado do Rio de Janeiro (gr.I)

Destinado a produtos de 3 anos, o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (gr.I), em 1.600m na pista de grama, foi disputado nesse domingo (12), na Gávea, marcando a abertura da tríplice coroa. Vitória de Guaruman, filho de Siphon e Ukulele (Yagli), de criação do Stud La Nave Va e propriedade do Haras Planície.


Guaruman conquistou a primeira etapa da Tríplice Coroa de Produtos
Imagem: Gérson Martins

Até então invicto em campanha produzida na capital paulista, Up Money (Skypilot) mandou-se para a ponta após a largada. Voador Magee (Roderic O'Connor) era o segundo, com El Shaklan (Roderic O'Connor), King David (Drosselmeyer), Impeachment (Holy Roman Emperor) e Edotto (Wild Event) correndo embolados na briga pelo terceiro posto.

Muriel da Silva Machado, por sua vez, mantinha Guaruman em décimo primeiro, na metade do pelotão.

Abordada a reta de chegada, Up Money passou a ser atacado, principalmente, por Impeachment. Pelos paus, Edotto pedia passagem, mas não havia espaço para se tropel. A ferro e fogo Up Money defendia-se dos avanços de Impeachment, passando ainda em primeiro na placa dos 300 finais. Nessa altura, porém, apareceram em desenvoltas atropeladas New In Town (Fluke), Purebred (Red Rock Canyon) e Guaruman - sendo que este, com melhor ação, já se apresentava para o vencedor na altura dos últimos 200 metros.

E num arremate irresistível, Guaruman assumiu francamente a primeira colocação nos 100 finais, batendo New In Town por 2 corpos no disco. Impeachment (2 e 3/4) foi o terceiro, finalizando Edotto (3) - de reta acidentada - e English Major (por Put It Back, 3 e 1/2) - que não corria desde sua vitória no GP Jockey Club Brasileiro (gr.I), em junho do ano passado - no complemento do marcador.

Purebred, Up Money, Em Cima do Laço, Devil Cat, Enter The Best, Kaiser Toya, King David, Empavado, Em Shaklan, Voador Magee, Enólogo, D'artagnan e Gargalos Hill's. 

Na primeira conquista de G1 da carreira de Jaime Moniz Barreto de Aragão, Guaruman conseguiu a sua quarta vitória em 8 corridas. Também vitorioso na Prova Especial Daião, Guaruman registrou 1:32.90 para a milha e tornou-se o candidato à tríplice coroa.

Mais notícias

Coldplay e Fustic dão as cartas no Uruguai

O último fim de semana voltou a revelar resultados bastante interessantes para a criação brasileira em terras uruguaias. Entre Maroñas e Las Piedras, Coldplay e Fustic obtiveram vitórias importantes para as suas respectivas campanhas no país.

Festival do Ramirez e mais: brasileiros inscritos em provas clássicas, no exterior

Além dos vários representantes da criação brasileira que alinharão no festival máximo uruguaio, compromissos clássicos em outros países também contarão com PSI brasileiros, em suas disputas.

Planetário mostra forma para o Grande Criterium

Produto do nacional Il Doge, pertencente ao Stud Red Rafa, levantou o Clássico Ghadeer (L) e mostrou estar na ponta dos cascos para a disputa do Grande Criterium, em outubro.