02 maio 2021 | 16:23:21

Halston vence G3 e faz história em Hong Kong

Brasileiro criado pelo Haras Cifra, ao vencer a Queen Mother Memorial Cup (G3), tornou-se o primeiro sul-americano, na história, a vencer prova de graduação internacional, em Hong Kong.


Halston tornou-se o primeiro sul-americano ganhador de prova internacionalmente graduada, em Hong Kong

Imagem: Divulgação Hong Kong Jockey Club

O domingo (2) amanheceu revestido de importância e comemoração, para a criação brasileira – e sul-americana. Em Sha Tin, Halston (no exterior, rebatizado de Butterfield), 5 anos, filho de Setembro Chove e Londrinita (Fahim), de criação do Haras Cifra e propriedade de Yue Yun Hing, tornou-se o primeiro animal, oriundo da América do Sul, a vencer uma prova de graduação internacional, em Hong Kong, ao levantar a Queen Mother Memorial Cup (G3), em 2.400m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com HK$ 3,5 milhões (R$ 2,4 milhões) de dotação.

Mesmo apanhando excelente partida e assumindo, provisoriamente, a ponta, Halston foi recolhido, por Matthew Poon, passando a correr em quarto. No tiro direto, foi lançado por dentro do badalado irlandês Russian Emperor, um Galileo “ex-Coolmore”, ganhador de G3 em Ascot e vindo de formar a dupla no Hong Kong Derby. Rapidamente desvencilhou-se do europeu, passando a atacar os ponteiros.

Em carga insistente, Halston alcançou o disco uma cabeça sobre o também irlandês Charity Fun. Reliable Team, agarrado à dupla, foi o terceiro. O chileno Look Pen (em Hong Kong, chamado Panfield), múltiplo ganhador de G1 no país natal e terceiro colocado no Hong Kong Derby, foi o quinto.

Treinado por C. S. Shum, Halston passa a somar 7 primeiros lugares em 27 corridas. Vencedor dos Grandes Prêmios Derby Paulista (G1) e Ipiranga (G1), no Brasil, Halston somou sua 3ª vitória (sendo a 1a clássica), em Hong Kong, onde seus prêmios alcançam a expressiva cifra de R$ 4,5 milhões.

Tempo de 2:28.14.

Mais notícias

Ponsardin produz estreia de luxo em Curitiba

Potro da Coudelaria Baptista venceu a Prova Especial Sivio Batista Piotto.

Sem ninguém à frente: Galileo torna-se o recordista de produtos vencedores de G1

Com a vitória de Peacefull, na versão irlandesa dos 1000 Guinéus, garanhão irlandês desempatou o recorde repartido com Danehill, passando a figurar como pai do maior número de ganhadores de G1, na história: 85.

ABCPCC informa: mapa e coberturas ainda à venda no Leilão de Coberturas

Coberturas de 28 reprodutores poderão ser adquiridas até o próximo dia 30 de junho.