06 set 2020 | 00:24:31

Inalcançável, Authentic rende a Bob Baffert seu sexto Kentucky Derby (G1)

Filho de Into Mischief resistiu ao favorito Tiz The Law e conquistou sua principal vitória. Bob Baffert passa à condição de recordista de vitórias, ao lado de Benjamin Jones.


Authentic (arminho azul) levou a melhor no duelo travado com o favorito Tiz The Law

Imagem: Mark Humphfrey/Los Angeles Times

Disputado sem a presença de público e em setembro, numa edição que ficará marcada pela atipicidade, o Kentucky Derby (G1), em 2.000m na pista de areia, para produtos de 3 anos, com bolsa de US$ 3 milhões, foi realizado neste sábado (5), em Churchill Downs. Vitória, de ponta a ponta, de Authentic, filho de Into Mischief e Flawless (Mr. Greeley), de criação de Peter E. Blum Thoroughbreds e propriedade de Spendthrift Farm, Starlight Racing, Madaket Stables & MyRacehorse.com, que rendeu a Bob Baffert seu sexto troféu – e a divisão da liderança do recorde de vitórias, no histórico da competição.

Mesmo largando por fora de todos os seus adversários, na “pedra” 18, e apesar de uma ligeira vacilada, Authentic recuperou-se a ponto de alcançar a dianteira poucos metros antes do disco ser cruzado pela primeira vez. Ao final da reta oposta, o favorito Tiz The Law, ganhando posições, passou para segundo – colocando Authentic em sua mira.

A dupla girou emparelhada para a reta final, dando início a um duelo que, certamente, faria chacoalhar as estruturas de Churchill Downs, num derby day “normal”. Defendendo-se, com valentia, durante todo o tiro direto, Authentic desvencilhou-se de Tiz The Law nos últimos 100 metros, derrotando-o por 1 corpo. Mr. Big News foi o terceiro e Honor A. P., que havia provocado a única derrota de Authentic – no Santa Anita Derby (G1) – foi o quarto.

Badalado desde a sua estreia, Authentic – hoje conduzido por John Velasquez – deixou para trás qualquer estigma de animal superestimado. Vindo de vencer o Haskell Invitational (G1), também soma êxitos no San Rafael Stakes (G2) e no Sham Stakes (G3). Assinalou 2:00.61 – o melhor tempo desde a edição de 2001, vencida por Monarchos.

Responsável por encilhar 6 ganhadores do Kentucky Derby, Bob Baffert agora está, lado a lado, com Benjamin Jones, no posto de maiores vencedores da prova, em todos os tempos.  Consagrado na primeira metade do século XX, Jones teve seu nome atrelado, dentre outros, ao tríplice coroado Citation.

Mais notícias

Com pedigree 100% brasileiro, Atletico El Culano vence o GP José Pedro Ramirez (G1)

Filho dos nacionais Alcorano e Alegre Baby rendeu a taça da maior prova uruguaia ao Haras Bagé do Sul.

Despedidas em 2021: conteúdos sobre o adeus de Alex Mota e Altair Domingos

Dois dos mais talentosos jóqueis brasileiros das últimas décadas foram temas de matérias e homenagens, ao passo que tiveram suas aposentadorias informadas ao grande público.

Em vitória esmagadora, Assemeble conquista batismo clássico

Alazão do Stud Natural Energy venceu o Clássico Presidente Eduardo da Rocha Azevedo (L).