Inalcançável, de um extremo ao outro: Galo White brilha no GP Linneo de Paula Machado (G1)
Tordilho do Stud Slingerz Racing conquistou a mais importante vitória de sua campanha.
João Victor comemora a vitória de Galo White.
Imagem: Sylvio Rondinelli/JCB
Ao longo de toda a sua campanha, Galo White nunca passou despercebido, aos olhares dos turfistas: pela pelagem tordilha, pela notória velocidade ou, ainda, pelos excelentes recursos técnicos - que já haviam lhe rendido vitórias em provas graduadas disputadas entre as distâncias dos 2.000 e 2.400 metros -, fato é que o corredor pedia passagem, há, ao menos, duas temporadas, na primeira turma de meio fundistas do turfe brasileiro.
Neste domingo (14), então, Galo White conquistou o mais importante laurel de sua campanha, até aqui.
Excepcionalmente, neste ano, aberto à participação de produtos de 3 e mais anos, o Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1), em 2.000m na raia de grama (macia) teve no animal de 5 anos, filho de Goldikovic e Trovoada (Durban Thunder), de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Stud Slingerz Racing, o seu vencedor.
Ao seu melhor estilo, Galo White mandou na prova-tributo ao fundador do Jockey Club Brasileiro, desde a sua largada. Lake A Trojan e Treasure Cartier encararam a ingrata missão de acompanharem, com proximidade, o ritmo do ponteiro. Único "3 anos" do lote, Oderich corria na quarta posição, pelos paus.
Na abordagem do tiro direto, Oderich ensaiou uma aproximação de Galo White, que, contudo, rapidamente desvencilhou-se do adversário. Mais aberta, Nova Déli buscava engatar seu conhecido arremate, enquanto Express Moon caçava uma passagem, "espremido", no pelotão que disputada as posições subsequentes à ponta.
Faltando 300 metros para o disco, Galo White parecia ter fugido, à frente dos demais. Express Moon, entretanto, encampou forte ação, após, finalmente, encontrar espaço hábil para desenvolver sua melhor ação. Partindo para cima do tordilho, o corredor do Haras Moema rendeu requintes de emoção ao desfecho da prova.
Em demonstração de valentia e grandes qualidades, porém, Galo White revelou-se exitoso em se defender dos ataques de Express Moon. No disco, uma vantagem de 1/4 de corpo garantiu a vitória de Galo White, para comemoração efusiva de João Victor. Mexicano foi o terceiro e Nova Déli a quarta. Vitruvian deu números finais ao marcador.
A seguir, Lake A Trojan, Mc Arrocha, Oderich e Treasure Cartier.
A exemplo do jóquei do ganhador, o seu treinador, Lênio Vieira, igualmente celebrou, na oportunidade, a primeira vitória de graduação máxima de sua carreira. Na 28ª corrida de sua campanha, Galo White obteve sua 7ª conquista, sendo a 2ª na esfera clássica.
Relógios parados na marca de 1:58.46 - menos de 1s acima do recorde da distância, pertencente a Paint Naif, sob o tempo de 1:57.84.



