30 dez 2018 | 21:22:49

Japão: Blast Onepiece e Saturnalia, destaques no apagar das luzes

Dupla destacou-se nos holofotes do turfe japonês, nas duas principais provas do final da temporada.


Blast Onepiece (arminho verde) venceu o Arima Kinen (gr.I).

Imagem: Japan Times

Enquanto recobram as energias para 2019 – ano em que poderão contemplar novos feitos da, desde já, impressionante Almond Eye – os turfistas do Japão celebraram, nos últimos dias, as suas derradeiras mais importantes provas, em 2018. Blast Onepiece e Saturnalia venceram, respectivamente, o Arima Kinen (gr.I) e o Hopeful Stakes (gr.I) – ambos disputados em Nakayama.

Destinado a produtos de 3 e mais anos, o Arima Kinen (gr.I), em 2.500m na pista de grama, foi decidido em final emocionante. Único animal de 3 anos do lote, Blast Onepiece derrotou o favorito Rey de Oro (King Kamehameha) por pescoço. Em terceiro, finalizou Cheval Grand (Heart’s Cry). Rey de Oro, em 2017, venceu o Japanese Derby (gr.I). Cheval Grand, a Japan Cup (gr.I).

Blast Onepiece foi conduzido por Kenichi Ikezoe e recebe treinamento de Masahiro Otake. Filho de Harbinger e Tsurumaru Onepiece (King Kamehameha), Blast Onepiece é de criação da Northern Farm e de propriedade de Silk Co. Ltd. Na quinta vitória, em 7 saídas, percorreu a distância no tempo de 2:32.20.

Já no Hopeful Stakes (gr.I), em 2.000m na pista de grama, para produtos de 2 anos, Saturnalia deixou os machos a ver navios. Com Mirco Demuro “up”, dominou Admire Justa (Just A Way) – negociado, quando yearling, por mais de US$ 1,3 milhão – nos últimos 200 metros, batendo-o por 1 corpo e ¼. Nishino Daisy (Harbinger) foi o terceiro.

Treinada por Kazuya Nakatake, Saturnalia obteve manteve sua invencibilidade, agora na casa de 3 corridas. Filha de Lord Kanaloa e Cesario (Special Week), de criação da Northern Farm e propriedade de U Carrot Stable, Saturnalia assinalou 2:01.60 para a distância.

Mais notícias

Nota de falecimento: Marcos Olguin

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 31 de julho, aos 69 anos, o ex-jóquei e treinador Marcos Olguin. Seu corpo será velado a partir das 12h30min no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, à Rua Suécia, 56; a cerimônia de cremação será realizada às 16h30min. (publicado no website do Jockey Club de São Paulo)

Perfect Plastic conquista seu merecido G1 no Grande Prêmio Diana

Múltipla ganhadora graduada comandou dobrada do Haras Belmont - ao ser seguida, no disco, pela companheira de farda, Veil.

Na festa brasileira, em Las Piedras, Mapa Mundi foi a estrela maior

Crioulo do Haras Figueira do Lago, pertencente ao Stud Xeque-Mate, venceu o Gran Premio Batalla de Las Piedras. Queen of Clubs, Voo de Ícaro e Apache Cat foram outros valores da criação nacional a prevalecer em momentos importantes da jornada.