25 dez 2017 | 18:42:35

Japão: Kitasan Black encerra campanha com chave de ouro no Arima Kinen (gr.I)

Um dos melhores animais do turge japonês nas últimas temporadas, filho de Black Tide obteve a vitória que lhe faltava. O jóquei, Yutaka Taka, voltou a brilhar dias após receber condecoração da Federação Internacional de Autoridades Hípicas.


Kitasan Black venceu de ponta a ponta: despedida em alto estilo

Imagem: Tokyo Times

Ontem (24), em Nakayama, produtos de 3 e mais anos competiram no Arima Kinen (gr.I), em 2.500m na pista de grama, com aproximadamente US$ 2,6 milhões de dotação. Em meio aos competidores estava Kitasan Black, uma das estrelas do turfe nipônico nas últimas temporadas e que cumpriria, no páreo, a última atuação de sua campanha. Num encerramento à altura de suas virtudes, o castanho escuro não decepcionou, vencendo de ponta a ponta.

Conduzido por Yutaka Take, Kitasan Black aproveitou a baliza dois, assumindo a liderança ainda nos primeiros lances do páreo. Dali não mais saiu, até o disco. Queen’s King (Manhattan Cafe) atropelou para formar a dupla, a 1 corpo e ½. Cheval Grand (Heart’s Cry), que vinha de derrotar Kitasan Black na Japan Cup (gr.I), teve de se contentar com a terceira posição – merecendo friso a reta de chegada algo atribulada enfrentada pelo alazão.

Treinado por Hisashi Shimizu, Kitasan Black deu os seguintes números finais ao seu retrospecto: 12 vitórias em 20 corridas. Aos 3 anos, destacou-se pela vitória obtida no Japanese St. Leger (gr.I). Aos 4, ratificou a condição de qualificado corredor ao conquistar a Japan Cup (gr.I) e o Tenno Sho – Spring (gr.I). Por fim, com 5, além de bisar o êxito no Tenno Sho – Spring (gr.I), venceu o Arima Kinen (gr.I), prova na qual havia finalizado em terceiro e segundo, nas temporadas anteriores.

Kitasan Black, que servirá, em 2018, na Shadai Stalion Station, assinalou 2:33.60 para a distância.

A vitória de Kitasan Black fez do final de 2017 algo ainda mais especial para Yutaka Take. No último dia 21, o bridão japonês recebeu condecoração, de honra ao mérito, entregue pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas, em deferência às contribuições e à representatividade de Take para o turfe japonês.

Nascido em 1969, Take iniciou a carreira de jóquei em 1987. Dois anos mais tarde, venceu a primeira estatística no Japão e à exceção da temporada de 1991, venceu todas as estatísticas compreendidas entre 1989 e 1999. Com mais de 3.940 vitórias, sendo 322 em provas graduadas e 74 em páreos de G1, Take também se notabilizou como o jóquei de Deep Impact (Sunday Silence). Juntos eles venceram a tríplice coroa em 2005. Deep Impact, na sequencia, viria a se tornar um dos mais importantes reprodutores da criação japonesa.  

Mais notícias

Breeders’ Cup: criadores brasileiros têm até 31 de dezembro para credenciar garanhões

Inscrição dará direito à geração 2018 participar do festival norte-americano.

Life Style dá números finais à festa do GP Brasil no Clássico Delegações Turfísticas (L)

Arenático do Stud Paulo's, Paiva e Meira conquistou seu batismo clássico.

My Girl domina o Clássico Imprensa (L)

Filha de Drosselmeyer pertence ao Rach Stud.