25 maio 2025 | 21:36:22

No teste para o GP Brasil, Valparaíso dá as cartas

Filho do nacional Ay Caramba rendeu troféu do GP Nove de Maio - Fundação do Jockey Club Brasileiro (G2) ao Stud Blue Mountain.


Valparaíso atropelou forte, em "aperitivo" para o GP Brasil.

Imagem: Sylvio Rondinelli/JCB

Tendo flertado com vitórias, inclusive, em páreos de G1, no início de sua campanha, Valparaíso demonstrou, neste domingo (25), estar de volta aos seus melhores dias.

Garantindo seu lugar no partidor - e muitas expectativas, acerca de sua inscrição - no GP Brasil (G1), o filho do nacional Ay Caramba e Ninny Baby (Fluke), de criação do Haras Doce Vale e propriedade do Stud Blue Mountain (farda defendida, pela primeira vez, pelo corredor), venceu o Grande Prêmio Nove de Maio - Fundação do Jockey Club Brasileiro (G2), em 2.400m na raia de grama (pesada), para produtos de 3 e mais anos, em preparativos para a prova máxima, no próximo mês de junho.

Enquanto o tordilho Galo White ditava o ritmo do páreo, Wilkley Xavier mantinha Valparaíso no extremo oposto do lote: a nona e última colocação.

Na segunda metade da curva, Valparaíso evoluiu, com impressionante ação: ganhou várias posições, em questão de poucos metros, rendendo impressão de que trazia tropel dos melhores, para o tiro direto.

Tal impressão, adiante, confirmou-se plenamente.

Sob forte arremate, Valparaíso partiu para cima de Oviedo, quando este ocupava o primeiro lugar - faltando 300 metros para o disco. Mexicano evoluía, na pegada da dupla. Mesmo atirando-se, insistentemente, para dentro - e, nisso, obrigando Xavier a desdobrar-se para corrigi-lo, sem que isso custasse cortar a ação de sua montaria -, Valparaíso dominou Oviedo, nos últimos 100 metros - derrotando-o, logo à frente, por 3/4 de corpo. Mexicano, próximo dos dois, foi o terceiro. Gracie e Galo White completaram o marcador.

Depois, Riesling, Único Lô, U Said I Do e Fly Emirates.

Inscrito, pela primeira vez, sob os cuidados de Alessandro Damasceno, Valparaíso obteve sua 2ª vitória (a 1ª clássica) em 9 corridas. Relógios parados na marca de 2:30.15.

Mais notícias

Dezesseis pagam added para o Derby Paulista 2020

Relação de pré-inscritos foi divulgada nesta quinta-feira (5), pela comissão de corridas do Jockey Club de São Paulo.

EUA: Jolie Olímpica retorna para tentar segunda vitória no Las Cienegas Stakes (G3)

Corredora brasileira reaparece, neste sábado (9), em Santa Anita.

Dubai World Cup: norte-americanos buscam manter recente hegemonia

Após a volta do dirt como sendo a raia da prova máxima de Dubai, norte-americanos venceram duas das 3 edições disputadas desde então. Em 2018, há chances acesas de, novamente, protagonizarem o feito.