Nota de falecimento: Walfrido Garcia

Walfrido Garcia
Imagem: Revista Turfe & Fomento
Faleceu na madrugada dessa quarta-feira (7), em São Paulo, o treinador Walfrido Garcia. O profissional não resistiu a uma parada cardíaca.
Walfrido militava na condição de um dos mais antigos e bem sucedidos treinadores do turfe brasileiro. Fazendo da capital paulista sua base, conquistou uma infinidade de provas de grande magnitude. Responsável pelo treinamento de diversos animais que marcaram época e tendo prestado serviços a inúmeras coudelarias de renome, Walfrido teve no icônico Duplex o seu mais destacado pupilo.
Com Duplex, o treinador obteve os troféus do Clásico Asociacion Latino Americana de Jockey Clubes e Hipódromos (gr.I), do Gran Premio José Pedro Ramirez (gr.I), do Gran Premio OSAF (gr.I) e do Gran Premio Jockey Club del Peru (gr.I). Ademais, Walfrido tornou-se o primeiro treinador, radicado no Brasil, a inscrever um animal em prova clássica, nos Estados Unidos, o que aconteceu por meio do mesmo Duplex no Arlington Million Stakes de 1982.
No último mês de dezembro, obteve a derradeira vitória clássica. Com Rasgado de Birigui, do Stud Birigui, levantou a Copa dos Campeões (gr.II), em Cidade Jardim.
Além dos feitos obtidos dentro das pistas, fora delas foi patriarca de destacada família de profissionais. Pai dos também treinadores Edemir Garcia, Edgar Garcia, Eduardo Garcia, Emerson Garcia e Walfrido Garcia Junior, conquistou a simpatia dos turfistas e colegas dada a retidão sempre peculiar ao seu trato profissional e pessoal.
O velório ocorrerá nessa quarta-feira (7), a partir das 11h, no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra/SP. O sepultamento, às 16h.
A Diretoria da ABCPCC presta votos de luto e condolências aos familiares e amigos.
Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini
Walber Alencar vem obtendo bons resultados nos Estados Unidos. Imagem: Arquivo Pessoal ESTADOS UNIDOS WALBER ALENCAR (W.Alencar): Montando em Presque Isle Downs, Alencar vem mantendo ótima média de vitórias e a cada dia que passa vem recebendo mais oportunidades e vencendo mais. Com 22 êxitos na temporada em 103 carreiras disputadas, o brasileiro vem montando o "fino" e trazendo seus conduzidos... [continua ]