Ombudsman e a sensação do cavalo especial
Corredor da Godolphin venceu, em alto estilo, o International Stakes (G1), em York - rendendo ao público a impressão de ter presenciado a atuação de um elemento diferenciado.

Ombudsman conquistou sua 6ª vitória em 8 corridas: próximo da invencibilidade, com 2 provas de G1 na galeria.
Imagem: focusonracing.com
Nesta quarta-feira (20), produtos de 3 e mais anos disputaram, em York, o International Stakes, prova de G1, com £ 1,3 milhão de bolsa, no percurso de 2.000m, pista de grama. Ratificando, em definitivo, sua condição de corredor para lá de especial, Ombudsman foi à raia para competir pela 8ª vez, em sua campanha, tendo argolado a sua 6ª conquista.
Não é apenas o retrospecto, muito próximo da condição de um animal invicto (em suas duas únicas derrotas, finalizou na segunda colocação dos respectivos páreos), que torna Ombudsman artigo de atenção e interesse por parte de turfistas do mundo todo. A desenvoltura com a qual o filho de Night of Thunder na britânica Syndicate (uma Sadler's Wells com a etiqueta Juddmonte) exerce "seu ofício" é impossível de passar despercebida.
Tamanha a superioridade do conduzido de William Buick, que, nem mesmo o fato de seu companheiro de farda e atrevido "coelho", Birr Castle (sua inscrição custou um suplemento de, nada menos, que £ 80 mil, na última quinta-feira) cruzar a seta dos 200 finais mais de 10 corpos à frente de Ombudsman, foi capaz de eclipsar o poderio locomotor deste último. Como se seu jóquei estivesse jogando uma partida de videogame, Ombudsman aproximou-se de Birr Castle com extrema facilidade. Também com extrema facilidade, por ele passou.
A duras penas, Delacroix, o potro da Coolmore que vinha de derrotar, justamente, Ombudsman, no Eclipse Stakes (G1), sacou vantagem sobre Birr Castle, a ponto de formar a dupla para Ombudsman, sob uma expressiva diferença de 3 corpos e 1/2, no disco.
Jamais tendo figurado como treinador exclusivo ou detentor de grandes plantéis de animais da Godolphin, John Gosden (juntamente de seu filho, Thady) é quem responde pelo treinamento de Ombudsman. Das últimas 8 versões do páreo, aliás, Gosden venceu 4.
Nascido na Irlanda, em 2021, Ombudsman atingiu, no início de sua campanha, uma marca de 4 corridas e 4 vitórias - incluindo dois black types, disputados na França. Longe, até então, dos holofotes dos principais páreos do Velho Continente, contudo, foi em 2025, ao vencer o Prince of Wales's Stakes (G1), no festival de Royal Ascot, que Ombudsman demonstrou a todos existir algo que muito lhe distancia do ordinário ou da condição de um muito bom cavalo: trata-se de um corredor de exceção.
Reste mantido pelas proximidades dos dois quilômetros ou, então, acaso levado até a milha e meia (no que poderia se desenhar uma participação sua no próximo Prix l'Arc de Triomphe), fato é que Ombudsman reivindica o posto de principal estrela do turfe europeu - em tempos de algumas dúvidas sobre o futuro próximo de Field of Gold e quando Lambourn, derrotado em aparição fosca no Great Voltigeur Stakes (G2), não inspira grande confiança, nos aficionados de plantão.