20 ago 2025 | 22:25:06

Ombudsman e a sensação do cavalo especial

Corredor da Godolphin venceu, em alto estilo, o International Stakes (G1), em York - rendendo ao público a impressão de ter presenciado a atuação de um elemento diferenciado.


Ombudsman conquistou sua 6ª vitória em 8 corridas: próximo da invencibilidade, com 2 provas de G1 na galeria.

Imagem: focusonracing.com

Nesta quarta-feira (20), produtos de 3 e mais anos disputaram, em York, o International Stakes, prova de G1, com £ 1,3 milhão de bolsa, no percurso de 2.000m, pista de grama. Ratificando, em definitivo, sua condição de corredor para lá de especial, Ombudsman foi à raia para competir pela 8ª vez, em sua campanha, tendo argolado a sua 6ª conquista.

Não é apenas o retrospecto, muito próximo da condição de um animal invicto (em suas duas únicas derrotas, finalizou na segunda colocação dos respectivos páreos), que torna Ombudsman artigo de atenção e interesse por parte de turfistas do mundo todo. A desenvoltura com a qual o filho de Night of Thunder na britânica Syndicate (uma Sadler's Wells com a etiqueta Juddmonte) exerce "seu ofício" é impossível de passar despercebida.

Tamanha a superioridade do conduzido de William Buick, que, nem mesmo o fato de seu companheiro de farda e atrevido "coelho", Birr Castle (sua inscrição custou um suplemento de, nada menos, que £ 80 mil, na última quinta-feira) cruzar a seta dos 200 finais mais de 10 corpos à frente de Ombudsman, foi capaz de eclipsar o poderio locomotor deste último. Como se seu jóquei estivesse jogando uma partida de videogame, Ombudsman aproximou-se de Birr Castle com extrema facilidade. Também com extrema facilidade, por ele passou.

A duras penas, Delacroix, o potro da Coolmore que vinha de derrotar, justamente, Ombudsman, no Eclipse Stakes (G1), sacou vantagem sobre Birr Castle, a ponto de formar a dupla para Ombudsman, sob uma expressiva diferença de 3 corpos e 1/2, no disco.

Jamais tendo figurado como treinador exclusivo ou detentor de grandes plantéis de animais da Godolphin, John Gosden (juntamente de seu filho, Thady) é quem responde pelo treinamento de Ombudsman. Das últimas 8 versões do páreo, aliás, Gosden venceu 4.

Nascido na Irlanda, em 2021, Ombudsman atingiu, no início de sua campanha, uma marca de 4 corridas e 4 vitórias - incluindo dois black types, disputados na França. Longe, até então, dos holofotes dos principais páreos do Velho Continente, contudo, foi em 2025, ao vencer o Prince of Wales's Stakes (G1), no festival de Royal Ascot, que Ombudsman demonstrou a todos existir algo que muito lhe distancia do ordinário ou da condição de um muito bom cavalo: trata-se de um corredor de exceção.

Reste mantido pelas proximidades dos dois quilômetros ou, então, acaso levado até a milha e meia (no que poderia se desenhar uma participação sua no próximo Prix l'Arc de Triomphe), fato é que Ombudsman reivindica o posto de principal estrela do turfe europeu - em tempos de algumas dúvidas sobre o futuro próximo de Field of Gold e quando Lambourn, derrotado em aparição fosca no Great Voltigeur Stakes (G2), não inspira grande confiança, nos aficionados de plantão.

Mais notícias

Entre os fundistas, mais uma para Zezé Corredor

Defensor de Marcelo Catunda Parente Filho do nacional Veraneio, pertencente a Marcelo Catunda Parente Filho, venceu a Prova Especial Teothonio Piza Lara.

Nordland e Own Them cumprem quarentena nos Estados Unidos

Brasileiros seguirão para a Ásia a fim de retomarem suas campanhas.

Adaga do Rei estreia com sucesso em Cidade Jardim

Filha do norte-americano Trinniberg, pertencente ao Haras do Morro & Versiani não deu chance às adversárias na Prova Especial Eleutério Prado.