15 nov 2020 | 03:35:40

Own Them: um incrível ganhador do GP Derby Paulista (G1)

Com apenas 2 saídas, potro de Stud My Hero Dad/Castellano Stud conquistou sua primeira vitória, diretamente, no Derby de Cidade Jardim.


Own Them: de perdedor a vitorioso no Derby

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Quando Own Them estreou, no último mês de outubro, numa preparatória do GP Paraná, contra animais mais velhos e ainda assim “deu calor” no múltiplo ganhador clássico Royal Forestry, o castanho logo saltou aos olhos do público turfista. Contudo, a inscrição no Grande Prêmio Derby Paulista (G1) deste sábado (14) era vista com certo tom de arrojo, dado que o potro, ainda perdedor, teria pela frente alguns dos melhores valores de sua geração.

Mesmo assim, não houve quem parasse Own Them (Salto e Ula de Lorena, por Nedawi, de criação de Castellano Stud e propriedade deste em sociedade com Stud My Hero Dad), um dos mais incríveis vencedores da tradicional disputa que marcou a 3ª prova da quádrupla coroa de São Paulo.

Após a largada, vários competidores buscaram a primeira colocação. Foi Olympic Korchnoi, porém, quem se firmou, na ponta, acionando Jobster em segundo. Full do Jaguarete era o terceiro e Wil Myers, recente vencedor do GP Jockey Club de São Paulo (G1), o quarto. Grande Kiko encerrava a fila dos cinco primeiros.

Alex Mota, com a paciência que lhe é peculiar, corria Own Them na décima quinta e última colocação.

Na altura dos últimos 1.400 metros, o ritmo do páreo “amarrou”: os competidores aglutinaram-se, passando, na curva, Lionel The Best e Caled a disputarem o terceiro com Wil Myers e Full do Jaguarete.

Abordada a reta final, panorama de total indefinição: Olympic Korchnoi recebia os ataques de Jobster, enquanto Lionel The Best e Caled “cresciam”, a meio de raia. Mais por fora deles, aparecia Olympic Kremlin, que, na altura dos 350 finais, emplacou arremate vistoso.

Mal houve tempo, porém, para que Olympic Kremlin saboreasse a liderança do Derby: arrancando com singular violência, por fora de todos os seus oponentes, despontou Own Them. Sem briga, o castanho deixou para trás um a um dos seus adversários, para conquistar vitória das mais chamativas.

Olympic Kremlin confirmou seu papel de potro de G1 na Gávea, formando a dupla a 1 corpo e ¾. Caled, que vinha de vencer o perdedor, produziu excelente exibição, terminando em terceiro. Olympic Korchnoi e Lionel The Best completaram o marcador.

A seguir, Izzi Bizzi, Wil Myers, Rubirosa, Jobster, Full do Jaguarete, Lord Blue Eyes, Imhotep, Post Sugar, Zabar’s e Grande Kiko.

Treinado, em Curitiba/PR, por Edgar Araújo, Own Them completou a milha e meia, na grama pesada, em 2:30.62, com finais de 24.48 e 12.22.

Mais notícias

Parelha de potros de Paolo Guerrero debutará na Gávea

Animais foram adquiridos no Leilão da Criação Nacional ABCPCC em 2016

Em final polêmico, Eron do Jaguarete supera Campelanda no Presidente da República

Corredor do Stud Jaguarete obteve a mais importante vitória de sua campanha.

Temido Fon aproxima-se do recorde e assume a liderança, no Cristal

Potro do Stud Casablanca impressionou no Clássico J. A. Flores da Cunha.