19 mar 2018 | 17:24:49

Poliglote e Trempolino morrem na França

Garanhões com passagens pela criação sul americana despareceram em solo europeu.


Trempolino visitou o Brasil nos anos de 1998 e 2002.

Imagem: Ownerbreeder.co.uk

Nesta segunda-feira (19), o noticiário turfístico internacional dedicou algumas de suas linhas aos desaparecimentos de dois reprodutores europeus – de histórico relacionado, igualmente, à criação sul americana. Poliglote e Trempolino morreram aos 26 e 34 anos, respectivamente, na França.

Conforme publicado, dentre outros veículos, pelo argentino Turf Diario, Poliglote – por Sadler’s Wells e Alexandrie (Val de L’Orne) – destacou-se, em pista, pela vitória obtida no Criterium de Saint-Cloud (gr.I) de 1994. Na reprodução, revelou-se múltiplo produtor clássico, incluindo Solemia, que no ano de 2012 prevaleceu no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I).

Nos anos de 1999, 2000, 2001 e 2005, Poliglote serviu, por ocasião da temporada sul americana, na Argentina. De suas passagens pelo país resultaram diversos ganhadores clássicos, incluindo os vencedores de G1, Catch Wells, Perugia Wells, Guambia Bo, Kalath Wells e Tino Wells.

Poliglote encontrava-se alojado no Haras d’Étréham.

Já Trempolino notabilizou-se ao vencer o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) no ano de 1987. Filho de Sharpen Up e Trephine (Viceregal) encontrou nos vencedores de graduação máxima, Valixir, Germany, Arkadian Hero e Snow Polina, os principais destaques de sua produção.

Em 1998, Trempolino tornou-se o primeiro Arc Winner a servir na criação brasileira. O alazão repetiria a visita, pouco tempo depois, em 2002. As ganhadoras do GP Diana (gr.I) – carioca e paulista, respectivamente – Bike e Zimbamia, e o arenático Starman destacam-se na produção brasileira de Trempolino. Como avô materno, no exterior ganham chamariz Blue Canari (por Acatanango, vencedor do Prix du Jockey Club (gr.I)), Round Ponde (por Awesome Again, vencedora da Breeders’ Cup Distaff (gr.I)) e Action This Day (por Kris S., vencedor da Breeders’ Cup Juvenile (gr.I)). No Brasil, chama atenção, na condição de seu neto, o atual vencedor do GP Brasil (gr.I), Voador Magee (Roderic O’Connor).

Conforme noticiado pelo website do Racing Post, Trempolino habitava o Haras du Mezeray.

Mais notícias

Gulf Watch brilha na Copa ABCPCC Regional (L)

Defensor de Roberto V. de Aguiar da Costa confirmou retrospecto que faz dele um dos líderes da geração 2015, em Porto Alegre.

Na Prova Especial Dois de Dezembro, Campelipe bate Wil Myers por cabeça

Corredor da parceria Rio Iguassu & My Hero Dad encerrou o festival paranaense.

Com negociação concluída, Quisar seguirá para Hong Kong

Recente campeão do Grande Prêmio Presidente da República (G2) foi adquirido por investidores do turfe asiático junto ao Haras Cambay.