28 fev 2024 | 21:47:41

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (83ª edição)


Victoria Mota brilhou no torneio internacional de jóqueis, no festival da Saudi Cup.

Imagem: Ana Branco/Agência O Globo

ARÁBIA SAUDITA


VICTORIA MOTA: Representando o Brasil no torneio de Jóqueis, em Riyadh, na semana da afamada Saudi Cup, a brasileira conquistou a excelente terceira colocação na competição, que contou com grandes nomes do esporte - dentre eles o vencedor do ano passado, Luis Saez; o campeão das maiores provas da Europa, Ryan Moore, dentre outros. Desta feita, a joqueta francesa Maryline Eon ficou com o título, enquanto o colombiano Camilo Ospina foi o segundo colocado.

E por falar em Saudi Cup, a prova máxima do festival foi vencida por Senor Buscador, que conquistou seu primeiro Grupo 1 - e o fez de forma impressionante: ele levou a melhor por meio de uma longa atropelada, livrando cabeça sobre o japonês Ushba Tesoro, no disco de sentença (replay abaixo).



DUBAI


SANDRO PAIVA: Com mais uma importantíssima vitória, em Dubai, Sandro foi o responsável pela condução de Mubeed, no Al Ain Derby, prova em que bateu o favorito, Jap Awqat, por ¼ de corpo. Essa foi a terceira vitória do animal, em 3 saídas. No seu dorso, o brasileiro teve que se desdobrar, para tirar a vantagem do rival que vinha à sua frente e levar a melhor na disputa.


BERNARDO PINHEIRO: Mantendo-se no "top 3", dentre os jóqueis que atuam em Dubai, Bernardo Pinheiro continua a vencer nos hipódromos locais. Com dois êxitos na semana, o brasileiro aparece, agora, com 27 pontos nas estatísticas. Aldhaja (vídeo abaixo), no hipódromo de Abu Dhabi, e Shurooq Al Wathba, em Al Ain, foram as conquistas do brasileiro.


MARCELINO RODRIGUES: Mais um brasileiro a vencer, em Dubai nesta semana, Marcelino foi para a foto abrindo a reunião do último dia 24, pilotando Af Estatha no hipódromo de Al Ain. Marcelino soma 3 triunfos na temporada.


JOSÉ DE SOUZA: Com uma conquista impressionante, Souza trouxe o norte-americano Desert Peace do fundo do lote e obteve sua quinta vitória, nesta temporada, em Dubai. Preparado por Júlio Olascoaga, com supervisão de Antônio Luiz Cintra, o filho de Curlin é de propriedade da HHK Racing.



ESTADOS UNIDOS


LUAN MACHADO: Na disputa do Wintergreen Stakes, em Turfway Park, Luan adicionou mais uma vitória clássica ao seu currículo, nos Estados Unidos. Chop Chop foi o animal vencedor do brasileiro, que além desta importante conquista também foi para a foto da vitória em mais 6 oportunidades, totalizando 7 triunfos, durante a semana, no hipódromo de Turfway Park.


TIAGO JOSUÉ PEREIRA: Fazendo parte do excelente final de semana brasileiro, mundo afora, nosso "TJ" também entrou na festa e garantiu êxito na Santa Ana Stakes (G3), disputado no hipódromo de Santa Anita Park. Numa ótima parceria com a égua Linda’s Gift, que recebe o preparo de Richard Mandella, o brasileiro foi para a foto em uma condução inteligente e tranquila, no dorso da vencedora.



SINGAPURA


MANOEL NUNES: Mostrando que a disputa das estatísticas em Singapura será a mais acirrada dos últimos anos, Nunes emplacou um quarteto de vitórias, na reunião desse último sábado, em Kranji, e retomou a liderança de Bruno Queiroz.

June (vídeo abaixo) em lindo final, Sheesh, Greatham Bay e Makin representaram as conquistas do brasileiro.


BRUNO QUEIROZ: Mantendo a rotina de conquistas, em Singapura, Bruno venceu com Wins One e agora soma 15 triunfos contra 17 do primeiro colocado. Manuel Nunes.



ARGENTINA


FRANCISCO LEANDRO: Com a costumeira qualidade, o brasileiro segue na ponta das estatísticas nos hipódromos argentinos e, nessa semana que se passou, conquistou mais duas provas clássicas. Com Love The Races (vídeo abaixo) Leandrinho foi para a foto da vitória no Clásico Horacio Bustillo (G2); no dorso de Piedra Preciosa, faturou o Clásico General Arenales (G3). Ambas corredoras do Haras Vacación, sob o treinamento da brasileira Marina Lopez e supervisão do também brasileiro, José Luiz Aranha. 


por Fábio Zerbini

 

Mais notícias

EUA: Sun of Hill estreia com quarto lugar em stakes

Brasileira criada pelo Haras do Morro finalizou em quarto no Osunitas Stakes, vencido por Ag Bullet.

Em sua primeira edição na raia de grama, Derby Paranaense recebeu 11 inscrições

Listed race, para produtos de 3 anos, é atração da reunião do próximo domingo (23).

Por desclassificação, Naomi Broadway encerra a tríplice coroa de potrancas

Defensora do Haras do Morro conquistou o Grande Prêmio Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (gr.I).