28 fev 2024 | 21:47:41

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (83ª edição)


Victoria Mota brilhou no torneio internacional de jóqueis, no festival da Saudi Cup.

Imagem: Ana Branco/Agência O Globo

ARÁBIA SAUDITA


VICTORIA MOTA: Representando o Brasil no torneio de Jóqueis, em Riyadh, na semana da afamada Saudi Cup, a brasileira conquistou a excelente terceira colocação na competição, que contou com grandes nomes do esporte - dentre eles o vencedor do ano passado, Luis Saez; o campeão das maiores provas da Europa, Ryan Moore, dentre outros. Desta feita, a joqueta francesa Maryline Eon ficou com o título, enquanto o colombiano Camilo Ospina foi o segundo colocado.

E por falar em Saudi Cup, a prova máxima do festival foi vencida por Senor Buscador, que conquistou seu primeiro Grupo 1 - e o fez de forma impressionante: ele levou a melhor por meio de uma longa atropelada, livrando cabeça sobre o japonês Ushba Tesoro, no disco de sentença (replay abaixo).



DUBAI


SANDRO PAIVA: Com mais uma importantíssima vitória, em Dubai, Sandro foi o responsável pela condução de Mubeed, no Al Ain Derby, prova em que bateu o favorito, Jap Awqat, por ¼ de corpo. Essa foi a terceira vitória do animal, em 3 saídas. No seu dorso, o brasileiro teve que se desdobrar, para tirar a vantagem do rival que vinha à sua frente e levar a melhor na disputa.


BERNARDO PINHEIRO: Mantendo-se no "top 3", dentre os jóqueis que atuam em Dubai, Bernardo Pinheiro continua a vencer nos hipódromos locais. Com dois êxitos na semana, o brasileiro aparece, agora, com 27 pontos nas estatísticas. Aldhaja (vídeo abaixo), no hipódromo de Abu Dhabi, e Shurooq Al Wathba, em Al Ain, foram as conquistas do brasileiro.


MARCELINO RODRIGUES: Mais um brasileiro a vencer, em Dubai nesta semana, Marcelino foi para a foto abrindo a reunião do último dia 24, pilotando Af Estatha no hipódromo de Al Ain. Marcelino soma 3 triunfos na temporada.


JOSÉ DE SOUZA: Com uma conquista impressionante, Souza trouxe o norte-americano Desert Peace do fundo do lote e obteve sua quinta vitória, nesta temporada, em Dubai. Preparado por Júlio Olascoaga, com supervisão de Antônio Luiz Cintra, o filho de Curlin é de propriedade da HHK Racing.



ESTADOS UNIDOS


LUAN MACHADO: Na disputa do Wintergreen Stakes, em Turfway Park, Luan adicionou mais uma vitória clássica ao seu currículo, nos Estados Unidos. Chop Chop foi o animal vencedor do brasileiro, que além desta importante conquista também foi para a foto da vitória em mais 6 oportunidades, totalizando 7 triunfos, durante a semana, no hipódromo de Turfway Park.


TIAGO JOSUÉ PEREIRA: Fazendo parte do excelente final de semana brasileiro, mundo afora, nosso "TJ" também entrou na festa e garantiu êxito na Santa Ana Stakes (G3), disputado no hipódromo de Santa Anita Park. Numa ótima parceria com a égua Linda’s Gift, que recebe o preparo de Richard Mandella, o brasileiro foi para a foto em uma condução inteligente e tranquila, no dorso da vencedora.



SINGAPURA


MANOEL NUNES: Mostrando que a disputa das estatísticas em Singapura será a mais acirrada dos últimos anos, Nunes emplacou um quarteto de vitórias, na reunião desse último sábado, em Kranji, e retomou a liderança de Bruno Queiroz.

June (vídeo abaixo) em lindo final, Sheesh, Greatham Bay e Makin representaram as conquistas do brasileiro.


BRUNO QUEIROZ: Mantendo a rotina de conquistas, em Singapura, Bruno venceu com Wins One e agora soma 15 triunfos contra 17 do primeiro colocado. Manuel Nunes.



ARGENTINA


FRANCISCO LEANDRO: Com a costumeira qualidade, o brasileiro segue na ponta das estatísticas nos hipódromos argentinos e, nessa semana que se passou, conquistou mais duas provas clássicas. Com Love The Races (vídeo abaixo) Leandrinho foi para a foto da vitória no Clásico Horacio Bustillo (G2); no dorso de Piedra Preciosa, faturou o Clásico General Arenales (G3). Ambas corredoras do Haras Vacación, sob o treinamento da brasileira Marina Lopez e supervisão do também brasileiro, José Luiz Aranha. 


por Fábio Zerbini

 

Mais notícias

Copa dos Criadores: produtos da geração 2019 poderão ser inscritos até 31/10

Modalidade de inscrição tardia visa oportunizar a adquirentes de produtos, em leilões de potros, garantirem sua participação, na Copa dos Criadores, sem penalidades. Confira valores e condições.

Invicto e à procura de oponentes, Ungai Hai brilha no Grande Criterium

Potro do Haras Doce Vale brilhou, de modo destacado, no Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1).

Darley inicia amanhã (1º/12) aplicações para o Programa Flying Start

Curso oferecido pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum contempla atuação em diversas áreas da indústria turfística.