Raptor’s: senhor absoluto do GP Cruzeiro do Sul (G1) – Araras Blood & Power
Potro do Haras do Morro obteve a merecida vitória de G1 diretamente no Derby da Gávea.
Neste domingo (16), no Jockey Club Brasileiro, foi disputado o Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (G1) – Araras Blood & Power, o Derby da Gávea, em 2.400m na raia de grama (pesada), para produtos de 3 anos, que deu números finais à tríplice coroa. Brilhou Raptor’s, filho de Hat Trick e Eurotrip (Wild Event), de criação e propriedade do Haras do Morro.
Dada a partida, Laos foi quem se apresentou à ponta. Raptor’s corria em segundo, ligeiramente adiantado em relação a Excuse Me Please, na primeira passagem pelo espelho. To Sir With Love era o quarto e Limeira o quinto. Ragnar Lodbrok encerrava o lote, na sexta colocação.
Na reta oposta, nada de modificações. Na cabeceira da curva, porém, o lote aglomerou-se e Raptor’s apertou o passo para cima de Laos. To Sir With Love, que, ao lado de Raptor’s, era o outro grande destaque nas apostas, também entrou em corrida. Na curva, o esperado duelo desenhou-se: Raptor’s e To Sir With Love passaram por Laos e trataram de disputar, emparelhados, a primeira colocação.
Abordada a reta final, To Sir With Love dava melhor impressão, por trazer seu jóquei ainda de posição alta – enquanto Henderson Fernandes, no dorso de Raptor’s, já convidada seu pupilo à disputa. Ocorre, porém, que quando To Sir With Love foi exigido, este não saiu do lugar. Raptor’s, por outro lado, manteve o ímpeto de seu arremate, não demorando em se desvencilhar do rival.
A 300 metros do espelho, a sorte do páreo já havia sido liquidada em favor de Raptor’s. Num êxito dos mais convincentes, o castanho rumou para o disco, o qual cruzou 4 corpos e ¾ à frente de To Sir With Love. Ragnar Lodbrok ficou com a terceira colocação, finalizando Limeira e Excuse Me Please no complemento do marcador. Depois, Laos.
Treinado por Luis Esteves, Raptor’s alcançou sua 3ª vitória (a 2ª clássica) em 7 corridas. Segundo para London Moon no GP Estado do Rio de Janeiro (G1) e quarto para Quantify no GP Francisco Eduardo & Linneo Eduardo de Paula Machado (G1), o corredor conquistou a última joia da tríplice coroa ao percorrer a milha e meia na marca de 2:30.52.