16 maio 2019 | 14:34:12

Representante da Weatherbys fará auditoria no Stud Book Brasileiro

Denúncia referente à realização de inseminação artificial motivou ato de fiscalização, que ocorrerá no mês de julho.


Nos próximos dias 26 e 27 de julho, o Weatherbys (General Stud Book, com sede na Grã-Bretanha) auditará procedimentos realizados pelo Stud Book Brasileiro, relacionados ao controle de montas e coberturas. Representada pelo Sr. Simon Cooper, a entidade levará a cabo ato de fiscalização motivado por denúncia sobre a utilização de inseminação artificial no Brasil.

Conforme divulgado pela ABCPCC em dezembro de 2018 (disponível aqui), houve denúncia, sobre a suposta realização de inseminação (prática proibida), no Brasil, comunicada à Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) e reportada, por esta, à Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue Inglês (OSAF). No mesmo mês, a médica veterinária Bianca Cascardo, que preside o Conselho Deliberativo Técnico da ABCPCC, estabeleceu as medidas para repressão à adoção de mecanismos artificiais de concepção (disponível aqui).

A pauta, extremamente delicada e que merece atenção e zelo por parte de toda comunidade turfística, acaso negligenciada, poderá acarretar sérios prejuízos à criação brasileira, inclusive o descredenciamento do Stud Book Brasileiro.

A observância da regra universal do turfe, que veta métodos artificiais de concepção, traduz obrigação de todos que militam na atividade, mormente sob o fogo de caluniosa denúncia.

Mais notícias

Live do Ninho do Albatroz entrevista Luis Felipe Brandão dos Santos

Presidente da ABCPCC participou da transmissão em formato de live, abordando diferentes pautas relacionadas à entidade.

Ghaiyyath mantém série de vitórias no International Stakes (G1)

Novamente de ponta a ponta, corredor da Godolphin mostra forma para encara, dentre outros, Enable, no Prix l`Arc de Triomphe (G1).

Jorge Ricardo sofre queda e dá susto no Hipódromo de La Plata

Flagrante da queda de Jorge Ricardo Imagem: Todo Galope Durante o Prêmio ESPECIAL RIBEREÑO, nono páreo disputado no início da noite  desta quinta, 05 de outubro, no Hipódromo de La Plata na Argentina, o jóquei Jorge Ricardo, que conduzia o animal BARBERA D’ASTI, sofreu uma queda logo após a largada, quando sua conduzida tropeçou, jogando o piloto ao solo. Assim... [continua ]