23 out 2018 | 11:07:36

San Isidro inaugura novo laboratório: mais um passo rumo à certificação IFHA

Novas instalações representam cumprimento de importante etapa no processo de certificação, do laboratório de San Isidro, como o primeiro sul americano certificado pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA).


Em meio à jornada do Gran Premio Jockey Club, foi inaugurado, no último dia 13 de outubro, o novo laboratório de repressão ao doping, do hipódromo de San Isidro. As evoluções estruturais e a aquisição de novos equipamentos representaram importante passo, do laboratório, no processo de se tornar o primeiro laboratório sul americano certificado, de acordo com os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA).

As novas instalações do laboratório de San Isidro contam com uma área de 277m². O espaço dispõe de espaços independentes para ingresso e circulação de pessoas, armazenamento e processamento de amostras, sala de reuniões e biblioteca. Conta, ainda, com equipamentos de cromatografia líquida de alta performance (HPLC), cromatografia gasosa (detector de anti-inflamatórios não esteroides) e com equipamento de ICP (plasma acoplado indutivamente – capaz de detectar e quantificar metais como arsênico, cobalto, lítio e chumbo.  

No próximo mês de novembro, haverá trabalho de capacitação técnica, do quadro pessoal do laboratório de San Isidro, em treinamentos a ser realizados no Laboratoire des Courses Hippiques, em Paris.

A eventual certificação junto à IFHA, do laboratório de San Isidro, provocaria reflexos positivos, também, no turfe brasileiro. Isso porque o laboratório argentino poderia passar a ser utilizado, pelos hipódromos brasileiros, ao invés de utilização do – há pouco mencionado – laboratório francês. Nessa hipótese, além de custos mais baixos para a realização de exame antidoping, em laboratório certificado, haveria tempo hábil para pagamento de premiações no prazo legal de 15 dias, conforme artigo 115 do Código Nacional de Corridas.  

Mais notícias

Garbosa Koller mantém invencibilidade no Clássico Armando F. G. Hofmeister

Potranca do Haras Alves Teixeira chega à marca de 3 vitórias em número idêntico de saídas.

No recorde da prova, Special do Iguassu levanta a Taça de Prata

Corredora invicta do Haras Rio Iguassu prevaleceu no Grande Prêmio Margarida Polak Lara - Taça de Prata (G1).

Qual E: fôlego em dia, no Clássico Presidente João Domingos Sampaio (L)

Filho do nacional Going Somewhere defende a farda do Haras Phillipson.