06 maio 2024 | 19:56:43

Silvestre de Sousa brilha e conduz Elmalka à vitória nos 1000 Guinéus (G1) de Newmarket

Piloto brasileiro obteve importante vitória para seu currículo.


Silvestre de Sousa e a salva de prata dos 1000 Guinéus (G1), vencidos por Elmalka.

Imagem: Newmarket (Divulgação)

No domingo (5), em Newmarket, potrancas de 3 anos disputaram os 1000 Guinéus (G1), em 1.600m na raia de grama (macia). Vitória de Elmalka, que foi conduzida pelo brasileiro Silvestre de Sousa. 

Correndo na décima sexta e última colocação, durante a maior parte do tempo, Elmalka (um rateio de 28/1) atropelou, com destreza, nos últimos 400 metros da competição. 

Ramatuelle, uma Justify, trazia a prova, praticamente, ganha, até que, nos seus lances decisivos, perdeu em intensidade e, de outro lado, suas adversárias passaram a galgar o protagonismo da disputa. Com melhor ação, Elmalka derrotou Porta Fortuna, que vinha de formar a dupla na Breeders' Cup Juvenile Fillies Turf (G1), por um pescoço de vantagem. Ramatuelle foi a terceira. 

Treinada por Roger Varian, Elmalka é uma filha de Kingman na múltipla ganhadora de G1, Nahrain, por Selkirk, de criação da Godolphin e propriedade do Sheikh Ahmed Al Maktoum. Soma 2 primeiros lugares em 3 corridas. Tempo de 1:37.05.

A vitória teve um gosto para lá de especial, para Silvestre de Sousa. No final de março, o piloto retomou sua carreira após extensa suspensão aplicada pelos comissários de Hong Kong, quando de sua passagem pelo turfe asiático - vencendo o importante G1, portanto, pouco mais de 1 mês após seu retorno às competições. Além disso, foi o proprietário de Elmalka quem, há duas décadas, oportunizou-lhe seus primeiros contatos com o turfe árabe, no qual chegou a vencer, anos mais tarde, a Dubai World Cup (G1).

Mais notícias

Avassalador, Francisco Leandro atinge 117 vitórias em apenas 2 meses

Bridão brasileiro segue liderando a estatística de jóqueis, na Argentina. Média do bimestre aproximou-se de 2 vitórias por dia.

El Cosechero e Regal Vênus marcam a despedida do Cristal, em 2021

Corredores de Fabiane de Mattos e Ana Claudia Spindola Carvalhal brilharam nas melhores provas da última jornada gaúcha do ano.

Giro internacional: Unique Bella e Wild Illusion impõem-se em provas de G1

Mais notícias: filho de Holy Roman Emperor e netos de Royal Academy e Rock of Gibraltar conquistaram provas graduadas.