05 fev 2025 | 19:30:07

Turfe mundial perde Karim Aga Khan

Aos 88 anos, destacado criador e proprietário desfalcou o turfe de uma das suas maiores personalidades.


Karim Aga Khan.

Imagem: Liverpool Echo

Dando nome a uma das mais celebradas fardas e operações do turfe internacional, Karim Aga Khan faleceu, na terça-feira (4), aos 88 anos, em Portugal.

O passamento do proeminente criador e proprietário foi amplamente noticiado, em diferentes e destacados veículos comunicação.

Tendo assumido, em 1961, a condução da criação e propriedade dos cavalos que, desde 1921, defendiam a farda instituída por seu avô, o filantropo - e líder espiritual dos muçulmanos ismaelitas - testemunhou o sucesso de destacados defensores da coudelaria - que, além de inesquecíveis conquistas, influenciaram, sobremaneira, a criação do PSI, no século XXI.

Shergar, Shahrastani, Kahyasi, Sinndar, Harzand e Zarkava são apenas alguns dos nomes que, sobretudo nas raias da Europa (sem prejuízo, todavia, de êxitos obtidos na América do Norte e nos Emirados Árabes), tonaram a farda verde, com ombreiras vermelhas, sinônimo das vitórias mais cobiçadas do turfe, mundo afora.

Para ler o comunicado oficial emitido pelo website do Aga Khan Stud, CLIQUE AQUI.

Abaixo, o replay da vitória de Zarkava, no Prix l'Arc de Triomphe (G1) de 2008.

Mais notícias

Argentina: crioulo do Araras, Calcolatore venceu o Gran Premio Dardo Rocha (gr.I)

Com Tato Key, José Aparecido venceu prova de G2.

Nota de falecimento: Ivo Hasselman Marques

Faleceu no domingo (1), em Curitiba, Ivo Hasselman Marques. Antigo proprietário, Ivo, juntamente de seu filho, o Diretor de Comunicação Social e Marketing do Jockey Club do Paraná, Guilherme Ronconi, prestigiou, por longo período, as corridas de diferentes hipódromos - na condição de turfista e também torcendo por seus animais. Mais recentemente, a família ingressou na criação. Seu crioulo, Salto... [continua ]

Ponto final em campanha que marcou época: Oriana do Iguassu segue para a reprodução

Velocista do Haras Rio Iguassu marcou o turfe brasileiro, na condição de um dos melhores elementos velocistas vistos em ação, nas últimas décadas.