15 fev 2024 | 01:01:30

Uruguai: Tupungato ratifica condição de melhor milheiro de Maroñas

Brasileiro, de criação do Haras Dilema, venceu o Clásico Francisco Y Alberto Milia.


Tupungato (por dentro) resistiu ao tropel do também brasileiro Blanc de Noirs.

Imagem: Helen Bentancor/El País

Vindo de vencer o Gran Premio Pedro Piñeyrúa (G3), o brasileiro Tupungato, 4 anos, filho de Forestry e Tina Diaba (Christine's Outlaw), de criação do Haras Dilema e propriedade do Stud Tata Juan, ratificou, no último final de semana, a sua condição de melhor milheiro do turfe uruguaio, na atualidade. O corredor, desta feita, levantou o Clásico Francisco Y Alberto Milia, em 1.500m na raia de areia, para animais de 3 e mais anos.

Conduzido por Pablo Rodríguez, Tupungato vigiou os ponteiros de perto (alternando entre as terceira e quarta colocações) e, na reta final, tal qual ocorrido no festival de janeiro, infiltrou-se pelas balizas de dentro, rumo à primeira colocação. Blanc de Noirs (por Agnes Gold, de criação de Stud Eternamente Rio/Haras Niju e propriedade da Coudelaria Esmeralda), que havia finalizado em terceiro, no "Piñeyrúa", voltou a dar o ar de sua graça - ao atropelar duro e, por pouco, não desbancar Tupungato, do primeiro posto.

No disco, Tupungato conservava 1/2 corpo de vantagem sobre Blanc de Noirs, em ponta e dupla da criação brasileira. Justice Cat finalizou na terceira colocação.

Tupungato, que é treinado por Pablo Gonzales, conquistou sua 9ª vitória em 14 saídas. Tempo de 1:31.16.

 

Mais notícias

Um presente de Natal para a memória: o GP Brasil de 1980

Reportagem da Rede Globo de Comunicação, sobre uma das versões mais marcantes e polêmicas da história da prova máxima nacional, teve suas imagens recuperadas.

Criação: Colina Verde dá a luz a uma filha de Artie Schiller

Potranca da geração 2017 nasceu no último dia 9 de fevereiro, no Kentucky

Nota de falecimento: Walfrido Garcia

Walfrido Garcia Imagem: Revista Turfe & Fomento Faleceu na madrugada dessa quarta-feira (7), em São Paulo, o treinador Walfrido Garcia. O profissional não resistiu a uma parada cardíaca. Walfrido militava na condição de um dos mais antigos e bem sucedidos treinadores do turfe brasileiro. Fazendo da capital paulista sua base, conquistou uma infinidade de provas de grande magnitude. Responsável pelo... [continua ]