10 maio 2017 | 16:47:12

Zenyatta dá à luz uma filha de Medaglia d'Oro

Nascimento aconteceu ontem (9) no Kentucky


Zenyatta "ganhou" o seu quinto produto

Imagem: Alys Emson/Lane’s End Farm

A super craque Zenyatta pariu ontem (9) o quinto produto de sua prole. De acordo com publicação da Blood Horse, assinada por Lenny Shulman, a corredora deu a luz a uma filha de Medaglia d'Oro, nascida por volta das 21 horas (horário local) na Lane's End Farm, no Kentucky, onde vive a campeã.

Dos produtos anteriores de Zenyatta, nenhum deles galgou destaque em suas campanhas. O primeiro a correr, Cozmic One (por Bernardini, nascido em 2012), não obteve colocação em duas corridas, ao passo que Ziconic (por Tapit, nascido em 2013) segue "perdedor" após 6 corridas, contando com 1 segundo lugar e 3 terceiros.

Em 2014 e 2016, Zenyatta originou dois produtos (uma fêmea e um macho) de War Front. Ambos, entretanto, vieram a morrer de modo bastante precoce. 

Filha de Street Cry e Vertigineux (Kris S.), Zenyatta nasceu em 2004, sob os cuidados de Maverick Production, e em campanha, ao defender o casal Jerome Moss (que segue sendo seu proprietário até hoje), tornou-se uma lenda do turfe moderno. Dona de 19 vitórias em 20 corridas, a tetracampeã do Eclipse Award (1 vez como animal do ano e por 3 no título de melhor égua adulta), Zenyatta foi a primeira (e segue sendo a única, até hoje) fêmea na história a vencer a Breeders' Cup Classic (gr.I). Outras 13 provas de G1 enfeitam sua galeria, que é lastreada por mais de US$ 7,3 milhões em prêmios.

Após ser aposentada e alojada, em definitivo, na Lane's End Farm, Zenyatta passou a ser visitada por turfistas de todas as partes do mundo - cujas idas até o haras fomentaram diversas campanhas de caridade promovidas pelo Moss. No último sábado (6), ao acompanhar seu pupilo Gormley, no Kentucky Derby (gr.I), Jerome Moss declarou a repórteres presentes a Churchill Downs que estava considerando não cobrir Zenyatta em 2017, em razão do calendário já avançado na atual temporada de monta norte-americana.

Mais notícias

Grande Prêmio Brasil: confira as inscrições do festival

Jockey Club Brasileiro divulgou as nominações (com pagamento de added) para as principais provas do meeting.

Em forte arremate, Some In Tieme brilha no Louisville Handicap (gr.III)

Corredor brasileiro obteve, diretamente em prova graduada, sua primeira vitória nos Estados Unidos

Little Bad Girl resiste a Ordinary Love no GP Oswaldo Aranha (gr.II)

Potranca do Haras Figueira do Lago bateu as mais velhas, na milha e meia.