27 jun 2024 | 03:22:44

Aos 20 anos, Alcorano morre em Bagé

Filho de Publica Purse foi um dos garanhões nacionais mais bem sucedidos do século XXI.


Milheiro de escol e múltiplo produtor clássico, Alcorano alcançou excelentes resultados no eixo Brasil-Uruguai.

Imagem: Haras Bagé do Sul (via Instagram)

Por meio de sua conta no Instagram, o Haras Bagé do Sul noticiou, nesta quarta-feira (26), a morte de Alcorano, 19 anos, filho de Public Purse e Hit Oil (Roy).

Criado, no Brasil, por Luiz Fernando Cirne Lima, Alcorano desenvolveu a totalidade de sua campanha no turfe uruguaio, defendendo a farda do Haras Bagé del Sur. Em 22 corridas, obteve 6 primeiros lugares, incluindo o GP Pedro Piñeyrua (URU-G1), a "milha" do festival do GP José Pedro Ramirez, em 2009. Anos mais tarde, seu irmão materno, Brujo de Olleros, venceria o mesmo "Piñeyrua", elevando, assim, a matriz Hit Oil a rara condição.

Encaminhado à reprodução, Alcorano se revelaria um dos mais bem sucedidos garanhões brasileiros do século XXI. Em se tratando de animais que cumpriram campanha, de fato, no Brasil, o vencedor do GP Bento Gonçalves (G2), El Cosechero, a vencedora de G2, Muguruza e o múltiplo ganhador clássico, entre grama e areia, Drautec, foram alguns dos destaques de sua prole.

A exemplo do que fizera em pista, entretanto, Alcorano notabilizou-se, principalmente, pelos resultados obtidos por seus filhos, em pistas uruguaias - e, em alguns casos, por animais nascidos e criados no país vizinho. Atlético El Culano muito provavelmente tenha figurado como o mais destacado nome dentre todos os que compuseram sua produção uruguaia. Vencedor do GP José Pedro Ramirez (G1), o alazão viria a tornar-se ganhador de listed, em Dubai, onde também finalizou em terceiro em prova de G2.

Levando em consideração, exclusivamente, a produção brasileira de Alcorano, o semental conta, até aqui, com 126 produtos registrados, no Stud Book Brasileiro, distribuídos em 5 gerações já estreadas - e alcançando um excelente percentual de 9,9% de ganhadores clássicos.

Mais notícias

Vôo de Ícaro vai à forra contra Zilhão Dolar

Velocista do Stud Bruno Genovesi conquistou a Prova Especial Criação Paulista.

Com reaparecimento de luxo, Black Cello fatura o GP Conde de Herzberg (gr.II)

Potro do Stud B L esnobou o fator reaparecimento e se firmou como líder, entre os machos, na Gávea. A mãe, Quanto Carina, entrou para a história da criação nacional, no posto de primeira égua, a produzir 5 ganhadores individuais de grupo.

Em final de emoção, Hector Gold resiste a Mapa Mundi

Arenático do Haras Anderson conquistou, pela segunda vez, o Clássico Delegações Turfísticas (L) e garantiu vaga no “Latino 2021”.