27 jun 2024 | 03:22:44

Aos 20 anos, Alcorano morre em Bagé

Filho de Publica Purse foi um dos garanhões nacionais mais bem sucedidos do século XXI.


Milheiro de escol e múltiplo produtor clássico, Alcorano alcançou excelentes resultados no eixo Brasil-Uruguai.

Imagem: Haras Bagé do Sul (via Instagram)

Por meio de sua conta no Instagram, o Haras Bagé do Sul noticiou, nesta quarta-feira (26), a morte de Alcorano, 19 anos, filho de Public Purse e Hit Oil (Roy).

Criado, no Brasil, por Luiz Fernando Cirne Lima, Alcorano desenvolveu a totalidade de sua campanha no turfe uruguaio, defendendo a farda do Haras Bagé del Sur. Em 22 corridas, obteve 6 primeiros lugares, incluindo o GP Pedro Piñeyrua (URU-G1), a "milha" do festival do GP José Pedro Ramirez, em 2009. Anos mais tarde, seu irmão materno, Brujo de Olleros, venceria o mesmo "Piñeyrua", elevando, assim, a matriz Hit Oil a rara condição.

Encaminhado à reprodução, Alcorano se revelaria um dos mais bem sucedidos garanhões brasileiros do século XXI. Em se tratando de animais que cumpriram campanha, de fato, no Brasil, o vencedor do GP Bento Gonçalves (G2), El Cosechero, a vencedora de G2, Muguruza e o múltiplo ganhador clássico, entre grama e areia, Drautec, foram alguns dos destaques de sua prole.

A exemplo do que fizera em pista, entretanto, Alcorano notabilizou-se, principalmente, pelos resultados obtidos por seus filhos, em pistas uruguaias - e, em alguns casos, por animais nascidos e criados no país vizinho. Atlético El Culano muito provavelmente tenha figurado como o mais destacado nome dentre todos os que compuseram sua produção uruguaia. Vencedor do GP José Pedro Ramirez (G1), o alazão viria a tornar-se ganhador de listed, em Dubai, onde também finalizou em terceiro em prova de G2.

Levando em consideração, exclusivamente, a produção brasileira de Alcorano, o semental conta, até aqui, com 126 produtos registrados, no Stud Book Brasileiro, distribuídos em 5 gerações já estreadas - e alcançando um excelente percentual de 9,9% de ganhadores clássicos.

Mais notícias

Quick’n Easy: arremate irresistível no GP Francisco Vilella de Paula Machado (gr.II)

Potranca pertence ao Haras Doce Vale.

Nota de falecimento: Fernandinho Botelho

Faleceu neste sábado (28), aos 105 anos, no Rio de Janeiro, Fernando Ferreira Botelho, mais conhecido como Fernandinho, célebre atleta e um dos turfistas mais antigos do país. Conforme noticiado pelo website do Globo Esporte, Fernandinho restou vitimado por uma parada cardíaca. Primeiro goleiro profissional do time de futebol do Flamengo (razão pela qual restou imortalizado nos anais do clube),... [continua ]

EUA: Arrocha finaliza em oitavo na estreia

Brasileiro debutou nos Estados Unidos diretamente no Fort Marcy Stakes (gr.III).