31 mar 2025 | 18:44:53

Brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (94ª edição)

Destaques da semana: João Moreira vence G1 no Japão; Luan Machado conquista preparatória para o Kentucky Derby e estatística em Turfway Park.


Moreira (esq.) e Luan: brilho intenso dos jóqueis brasileiros, no exterior.

Imagem: Horse Idol e Blood Horse

O brilho dos jóqueis brasileiros foi dos mais intensos, nos últimos dias, mundo afora.

Na madrugada desse domingo, João Moreira adicionou mais uma vitória de G1 para o seu currículo. Em Chukyo, no Japão, o "Fantasma" esteve no dorso de Satono Reve, que, por sua vez, conquistou o Takamatsunomiya Kinen (G1), em 1.200m na raia de grama, para produtos de 3 e mais anos.

O filho de Lord Kanaloa atropelou duro, com Moreira a bordo, e obteve uma bonita vitória, para a comemoração do piloto, após o disco. Essa foi a primeira vitória de G1 obtida pelo animal de 6 anos.

Na mesma reunião, Moreira obteve outras 3 vitórias, numa jornada e tanto, pelas raias japonesas.

Já nos Estados Unidos, Luan Machado garantiu sua segunda estatística consecutiva, no meeting de inverno e primavera, em Turfway Park. Muito bem estabelecido no concorrido turfe norte-americano, Luan encerrou a temporada, naquele hipódromo, com 51 vitórias conquistadas no dorso de animais que faturaram mais de US$ 2,5 milhões em prêmios.

A vitória na estatística foi, na realidade, a "cereja do bolo", de uma semana perfeita para Luan. Há poucos dias, o jóquei foi para a foto com o tordilho Final Gambit, da Juddmonte Farms, no Jeff Rubby Stakes (G3), que marcou o páreo mais bem dotado da história de Turfway Park (US$ 770 mil de bolsa) e garantiu o pensionista do renomado Brad Cox no starting gate do próximo Kentucky Derby (G1).

por Fábio Zerbini

Mais notícias

Vôo de Ícaro bate os mais velhos no quilômetro

Filho do nacional Holding Glory, pertencente ao Stud Bruno Genovesi, conquistou o Grande Prêmio Presidente Márcio Correa de Toledo (G3).

Campeões da Breeders’ Cup, Accelerate, City of Light e Expert Eye têm preços das coberturas divulgados.

Destaques do festival norte-americano servirão na próxima temporada de monta, no hemisfério norte.

GP Longines Latinoamericano: OSAF divulga regulamento para inscrições suplementares

Prova de G3 destinada a éguas também restou anunciada pela entidade,