03 abr 2018 | 22:10:50

Breeders´ Cup anuncia calendário de provas classificatórias na América do Sul

Versão 2018 do programa Win And You’re In da entidade norte-americana restou divulgada, com 5 provas na América do Sul. GP Brasil (gr.I) segue como classificatória da Breeders’ Cup Turf (gr.I).


My Cherie Amour, em 2016, venceu o GP Brasil (gr.I) e se classificou para a Breeders' Cup Turf (gr.I).

Imagem: Gérson Martins

Instituído em 2007, o programa Win And You’re In, da Breeders’ Cup, confere a ganhadores de mais de 80 corridas disputadas ao redor do mundo, direito a competir no festival norte-americano. Em 2018, a América do Sul segue no itinerário do desafio. O Grande Prêmio Brasil (gr.I), por sua vez, seguirá credenciando seu vencedor para a disputa da Breeders’ Cup Turf (gr.I), no final do ano.

Conforme informação do representante da Breeders’ Cup na América do Sul, John Fulton, as disputas começarão com o Gran Premio Criadores (gr.I), no dia 1º de maio, em Palermo, que dará à ganhadora chance de competir na Breeders’ Cup Distaff (gr.I). No dia 21 de maio, no Chile, o Gran Premio Club Hipico Falabella (gr.I) servirá de classificatória para a Breeders’ Cup Mile (gr.I). Com o foco novamente na Argentina, ainda em maio, Gran Premio 25 de Mayo (gr.I), na mesma data, qualificará o vencedor o Breeders’ Cup Turf (gr.I).

O Grande Prêmio Brasil (gr.I), no dia 11 de junho, fará de seu vencedor, a exemplo do GP 25 de Mayo, qualificado para a Breeders’ Cup Turf, conforme antecipado. Desde 2014 o GP Brasil está na rota do Win And You’re In. Até hoje, porém, nenhum dos brasileiros classificados – Bal A Bali, Barolo, My Cherie Amour e Voador Magee – chegou a competir na cobiçada carreira norte-americana, por força de lesões (no caso de Bal A Bali uma laminite que quase lhe custou a vida) sofridas durante os preparativos.

A derradeira prova do programa, na América do Sul, ocorrerá no dia 24 de junho, em Monterrico, quando a vencedora do Gran Premio Pamplona (gr.I) ganhará direito a correr na Breeders’ Cup Filly & Mare Turf (gr.I).

Quando de sua criação, o Win And You’re In contava com 27 provas, sem, contudo, dispor de políticas de fomento e patrocínio para eventuais estrangeiros que, uma vez tendo vencido tais páreos, viessem a atuar no meeting milionário. A partir de 2011, porém, com a expansão do programa, os ganhadores das provas da série passaram a receber subsídios, correspondentes às despesas de viagem (transporte) e alojamento, dos próprios animais e de seus respectivos staffs.

A Breeders’ Cup, em 2018, voltará a Churchill Downs, nos dias de 2 e 3 de novembro.

Mais notícias

Euquemando manda e desmanda no GP São Paulo Black Opal 2018

Defensor do Haras Chello surpreendeu os mais visados na prova máxima do turfe paulista.

Be Our Guest supera os machos em São Paulo

Filha do nacional Chronnos pertence ao Stud Nicholas & Enrico Jarussi.

Pré-inscrições: Grande Prêmio Piratininga (G3)

Prova será disputada, em Cidade Jardim, no dia 20 de janeiro.