Novo Sol estreia com vitória nos Estados Unidos
Crioulo do Stud Eternamente Rio, pertencente a conexões que contém o Haras Princesa do Sul e o Oitavo Stud, venceu allowance de US$ 61 mil de bolsa.
Nesta quarta-feira (5), em Gulfstream Park, produtos de 4 e mais anos disputaram um allowance optional claiming, em 1.700m, tapeta (houve mudança de raia, que era, originalmente, a grama), com US$ 61 mil de bolsa. Estreia vitoriosa, nos Estados Unidos, de Novo Sol, 5 anos, filho de Agnes Gold e Quebra-de-Braço (Wild Event), de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade de Daniel Alonso (com participações do Haras Princesa do Sul e de Oitavo Stud).
Em excelente condução de Junior Alvarado, Novo Sol, que largou por fora de todos seus adversários, alternou entre as quarta e terceira colocações, enquanto Ricochet ditava o ritmo do páreo, sendo seguido por Louder Than Bombs.
Aproximando-se na curva, Novo Sol ingressou na reta final em francos avanços sobre os ponteiros. Após dominar o páreo, a 200 metros do disco, aparou a carga do favorito Lonesome Fugitive, um irlandês, filho de Zoffany. Diferença de 1 corpo e ¼, em favor do brasileiro.
Ao assinalar 1:42.80, Novo Sol tornou-se o novo recordista da distância, na pista de tapeta recém-construída.
Treinado por Saffie A. Joseph Jr., Novo Sol conquistou sua 3ª vitória em 12 corridas. No Brasil, venceu uma eliminatória na Gávea e uma prova especial, em Curitiba. Além disso, formou a dupla no último GP São Paulo (G1) e foi o quinto na Copa ABCPCC Matias Machline Clássica (G1) do ano passado. Em sua derradeira saída, no país de origem, finalizou em oitavo no GP Brasil (G1) de agosto.