29 abr 2025 | 20:42:06

Com jóqueis brasileiros em ação, Kentucky Derby pede passagem

Abertura da tríplice coroa norte-americana acontecerá neste sábado (3). João Moreira e Luan Machado se farão presentes, para entusiasmo dos turfistas brasileiros.


Luxor Cafe e Moreira vêm de vencer o Fukuryu Stakes, no Japão.

Imagem: Yuki Shimono/Kentucky Derby

Neste sábado (3), as atrações do turfe internacional se concentrarão naquela, que, por muitos, é considerada a mais cobiçada e representativa corrida de cavalos do mundo, na atualidade. Sob a promessa do comparecimento de uma verdadeira multidão às dependências de Churchill Downs, o Kentucky Derby (G1), em 2.000m na raia de areia, será disputado por produtos de 3 anos, na 1ª prova da tríplice coroa norte-americana.

Na edição deste ano, haverá motivo ainda mais especial para, sobretudo, turfistas brasileiros estarem "ligados" na prova que distribuirá US$ 5 milhões em premiações. Isso porque João Moreira e Luan da Silva Machado se farão presentes à prestigiosa competição.

Muito embora a preferência da cátedra deva recair sobre o excelente Journalism (Curlin), que vem de vencer o Santa Anita Derby (G1) - e já teve seus direitos reprodutivos negociados para que sirva, após o encerramento de sua campanha, na Ashford Stud (base norte-americana da Coolmore) -, fato é que os jóqueis brasileiros estarão a bordo de vencedores de duas corridas preparatórias do Kentucky Derby.

Moreira conduzirá Luxor Cafe (American Pharoah), um norte-americano de campanha desenvolvida no Japão e que, com o próprio Moreira, vem de vencer, em Nakayama, o Fukuryu Stakes (replay abaixo). Já Luan Machado terá nas mãos as rédeas de Final Gambit (Not This Time), recente vencedor do Jeff Ruby Steakes (G3), na raia sintética de Turfway Park.

Ao todo, 20 animais alinharão no starting gate, às 19h57, no horário de Brasília. Além do Kentucky Derby, outras 7 provas graduadas (4 de G1) darão corpo à super jornada, em Louisville.

Mais notícias

Com sobras, Charles do Bronx conquista o Clássico Nelson de Almeida Prado (L)

Arenático do Haras do Morro é filho do nacional Carrocel Encantado.

Criação: Synchrony, o primeiro Tapit a servir no Paraná

Corredor importado pelo Haras Cima ingressará na reprodução, em 2021.

Criação brasileira perde First American

Reprodutor de 21 anos morreu em São José dos Pinhais, no Paraná.