27 jul 2019 | 23:00:27

Com requintes de emoção, Enable conquista o bi no “King George”

Super craque da Juddmonte Farms tornou-se o terceiro animal, na história, a vencer, por duas vezes, o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).


Enable superou Crystal Ocean após duelo emocionante.

Imagem: Racingfotos.com/TDN.com

Neste sábado (27), turfistas do mundo todo “pararam” para assistir a mais uma atuação de Enable. Voltando a fazer história, a corredora – após duelo emocionante com Crystal Ocean – tornou-se o terceiro animal (antes Dahlia, em 1973 e 1974, e Swain, em 1997 e 1998) a vencer, por duas vezes, o King George VI Queen Elizabeth Stakes (gr.I), em 2.400m na pista de grama, em Ascot, para produtos de 3 e mais anos, com £ 1,5 milhão de dotação.

Largando por fora de todos seus adversários, Frankie Dettori encontrou certa dificuldade para posicionar Enable – ao contrário do que costuma fazer – nas imediações dos primeiros postos. Teve, desta feita, de acionar no fundo do pelotão, enquanto Norway cumpria o papel de faixa para o time da Coolmore.

Na reta final, Enable aproximou-se rapidamente das primeiras colocações. À sua frente, porém, encontrava-se Crystal Ocean, que desenrolava vistoso arremate. A partir dos últimos 300 metros, a prova transformou-se num duelo emocionante, movimentado pela dupla. Crystal Ocean, após ser dominado, reagiu, por dentro, voltando a assumir a dianteira.

A 100 metros do disco e quando em desvantagem em relação ao oponente, Enable demonstrou porque é considerada, por muitos, o melhor PSI do mundo. Dotada da vontade de vencer que somente compete aos animais de exceção, Enable emplacou sua última estocada para cima de Crystal Ocean, dominando-lhe a poucos metros do disco. Crystal Ocean formou a dupla a pescoço, finalizando Waldgeist em terceiro.

Mantida em excelente estado por John Gosden, Enable obteve sua décima segunda vitória em 13 saídas. Aos 5 anos, a filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), criada na Grã-Bretanha pela Juddmonte Farms, que também detém sua propriedade, encontra-se na iminência de tentar um inédito tricampeonato no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I).

Tempo de 2:32.42.

 

Mais notícias

No domingo, o Prix l’Arc de Triomphe 2021

Prova máxima do turfe francês – e artigo de desejo nos quatro cantos do mundo – será disputada por 15 animais, em Longchamp.

Nota de falecimento: Hermínio Paulo Machado

Na Milha do Bento, em 1998, venceu Guerreiro King, treinado por Hermínio Machado Imagem: Flávio Obino Filho O turfe gaúcho perde o seu maior treinador e eu um amigo de quase 50 anos. Hermínio Paulo Machado nasceu há 76 anos em Vila Vasconcelos, então município de Tapes, e hoje Sentinela do Sul. Foi em São Borja, no haras de Serafim... [continua ]

Ouro da Serra aprova raia de areia e vence o GP Piratininga (gr.III)

Defensor de Márcia Guidorzi Buffolo argolou novo êxito clássico.