06 jan 2026 | 23:10:35

Comandante Rapha estende a festa brasileira no Gran Premio Maroñas (G3)

Filho do nacional Comandante Dodge, de criação da Coudelaria Família Monteiro e propriedade do Haras Bagé do Sul, levantou a prova de velocidade do festival uruguaio.


Comandante Rapha foi o melhor velocista do festival uruguaio.

Imagem: Transmissão H.R.U.

Dando números finais à festa uruguaia, na qual animais brasileiros venceram 3 das 4 provas graduadas - sem prejuízo do segundo lugar de Truco Y Flor, no Gran Premio Ciudad de Montevideo (G1) -, Comandante Rapha, 4 anos, filho do nacional - e precocemente desaparecido - Comandante Dodge e Hi Charlotte (Put It Back), de criação da Coudelaria Família Monteiro e propriedade do Haras Bagé do Sul, venceu, nesta terça-feira (6), o Gran Premio Maroñas (G3), em 1.000m na raia de areia, para animais de 3 e mais anos.

Com José da Silva no comando de suas rédeas, o brasileiro acionou com destaque, na briga pelas primeiras colocações, desde a largada. Storm Summer e La Sobrina não foram páreo para os avanços do castanho, assim que corridos os primeiros 200 metros da reta de chegada.

Tomando conta das ações, Comandante Rapha passou a se defender dos ataques de Loco Jorge. Nos 100 finais, então, o brasileiro despachou o adversário, rumando para o disco, o qual cruzou 2 corpos e 3/4 à frente do mencionado oponente. Peligrosa foi a terceira. Os também brasileiros Oliver (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras) e L'Intrigatore (por Forestry, de criação do Haras Nijú) completaram o marcador.

Noutro êxito de Bruno Firmino na jornada, Comandante Rapha conquistou sua 6ª vitória em 12 corridas. No batismo clássico, o corredor assinalou 57.05 para o quilômetro e muito se aproximou do recorde de Holy Legal, estabelecido, nesse mesmo páreo, em 2019, no tempo de 57 segundos cravados.

Mais notícias

Está encerrada a campanha do craque Gibraltar Point

Lesões nos ossos sesamóideos do anterior direito provocaram aposentadoria do corredor, que figurava como um dos favoritos ao GP Presidente da República (gr.I) do próximo domingo. Múltiplo ganhador de G1 servirá na reprodução.

EUA: Itsinthepost vence G2; Buster Douglas e Some In Tieme fora do marcador

Corredor francês foi o melhor no San Luis Rey Stakes (gr.II), em Santa Anita Park

Tríplices coroas ganham sequência na Gávea: promessa de emoção

Os Grandes Prêmios Diana e Francisco Eduardo de Paula Machado, ambos de G1, são as principais atrações do fim de semana do turfe brasileiro