03 ago 2022 | 19:09:41

Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia: o quilômetro à procura de um novo rei

Numa temporada em que as fêmeas dominaram as provas de G1 no quilômetro, os machos têm, no páreo homenagem ao fundador do Haras Fronteira, a chance de retomar o trono.


Mário Moglia rendeu enorme legado à criação nacional.

Imagem: Arquivo JCB

Sobram adjetivos para qualificar a importância de Mário Belmonte Moglia para a criação do cavalo puro sangue inglês no Brasil. Um dos desbravadores de Bagé e região, Mário teve papel fundamental no estabelecimento de plantéis e no desenvolvimento da atividade naquela parte do país que, atualmente, concentra a maior parte dos criadores e do próprio PSI brasileiro, além, é claro, dos grandes investimentos realizados pelos participantes da indústria lá radicados.

Com o Haras Fronteira, Mário fez história. Derbies, Dianas, Grandes Prêmios Brasil e São Paulo. Não falta nada à prateleira de sua criação, que, ainda, deu-se ao luxo de criar um dos mais brilhantes representantes do cavalo brasileiro, no exterior: Pico Central, que, no início deste século, enfileirou provas e mais provas de G1 nos Estados Unidos, justamente nas pista e distância de maior predileção dos corredores norte-americanos.

Mário Belmonte Moglia empresta seu nome, anualmente, à prova de velocidade da Copa dos Criadores, que ostenta graduação de G3 e é disputada por produtos de 3 e mais anos, em 1.000 metros na gama.

Em 2022, In Essence e Oriana do Iguassu fizeram com que as duas provas de graduação máxima do calendário brasileiro destinadas a velocistas – GGPP Major Suckow e ABCPCC, respectivamente – tivessem em fêmeas as suas vencedoras. Desta feita, porém, nenhuma das duas se fará presente ao quilômetro da Gávea. Nisso, surge a oportunidade de os machos retomarem para si o trono da velocidade nacional.

Lord Gold, que não conhece derrota, tenta seu primeiro black type.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Invicto em duas saídas, Lord Gold (por Agnes Gold, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Sweet Carol) apanhou a baliza um e poderá emplacar vitória de bandeira a bandeira. Na sua primeira experiência contra os mais velhos, o alazão derrotou o ótimo Vôo de Ícaro na Prova Especial Mensageiro Alado, durante os festejos do GP Brasil. Unorthodox (por Tiger Heart, de criação de Roberto Belina e propriedade do Stud Sampaio), que vem de finalizar em quarto no “Suckow”, encontra-se cada vez mais aguerrido e é outro que promete atuação de luxo – num páreo com “pinta” de duelo com hora marcada.

Padrão de regularidade nas raias de grama e areia, It’s Well (por Puti It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Menegotto, tentará, ao lado do potro (ainda perdedor e que correu, somente, uma vez até aqui) Love Time (por Phone Time, de criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Eternamente Rio) emplacar grande surpresa para cima da dupla de favoritos.

A Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (G3) será disputada no 4º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcada para as 16h05.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (7ª edição)

André Luis Silva venceu o melhor páreo da sabatina, na Mauritânia, com High Voltage. Imagem: Arquivo pessoal ESTADOS UNIDOS WALBER ALENCAR (W. Alencar): Sempre em ação no hipódromo e cassino de Presque Isle Downs, Walber Alencar conquistou mais duas vitórias nos últimos dias, somando agora 26 na temporada. Pilotando a favorita da competição, Miss Mikaela, o brasileiro foi para a... [continua ]

Porto Alegre: Hubli vence o Clássico Estensoro

Filho de Agnes Gold, pertencente ao Stud Kid, conquistou êxito na chamada principal do Hipódromo do Cristal.

Federação de Criadores reafirma compromisso contra métodos artificiais de criação

Assunto foi deliberado em conferência, no dia 1º de novembro, em Lexington.