04 abr 2020 | 01:16:22

Criação brasileira perde Desejado Thunder

Múltiplo ganhador clássico e detentor de produção clássica, garanhão faleceu nesta sexta-feira (3).


Desejado Thunder desenvolveu campanha 100% corrida em provas de chamada clássica.

Imagem: Gustavo Duprat

Poucos dias após o falecimento de Mensageiro Alado, a criação brasileira perdeu, hoje (3), outro dos seus mais destacados velocistas – e prestigiado reprodutor. Morreu Desejado Thunder, que, acidentado, chegou a passar por intervenção cirúrgica, em Santa Maria/RS, mas não resistiu aos procedimentos – endereçados a tratar de um acidente sofrido no piquete.

Pertencente à primeira geração do nacional Durban Thunder – na matriz Glorious Magee (Spend A Buck) – Desejado Thunder nasceu no ano de 2007. Criado pelo Stud Alvarenga, a quem defendeu, durante toda a sua campanha, o castanho deu números iniciais a seu retrospecto, aos 2 anos, enfileirando 3 vitórias (duas clássicas) nas 3 primeiras corridas. Após breve tentativa de estendê-lo, o corredor – treinado por Julio Cesar Sampaio – retornou, antes mesmo da virada de idade, para o quilômetro, para firmar-se como o principal velocista de sua época, no Brasil.

Naquele ano de 2010, dentre outros páreos, venceu o Grande Prêmio Major Suckow (G1). No ano seguinte, venceria a prova correspondente, disputada em Cidade Jardim – o Grande Prêmio ABCPCC (G1) – ingressando no rol dos exímios velocistas que foram capazes de protagonizar tal feito.

Os Grandes Prêmios Cordeiro da Graça (G3), Jockey Club de São Paulo (G3), Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida do Rio de Janeiro (G3), Adhemar de Faria e Roberto Gabizo de Faria (G3, duas vezes), Clássicos Jockey Club de São Paulo (L), José Calmon (L), Hernani Azevedo Silva (L), São Francisco Xavier (L, duas vezes), Dia Da Justiça (L), Provas Especiais Sabinus e Atualpa Soares correspondem às suas demais conquistas.

Tendo competido até os 4 anos, conquistou 15 vitórias em 21 saídas. Desejado Thunder nunca atuou em prova de chamada comum (campanha 100% desenvolvida no calendário clássico) e sua “pior” colocação foi um terceiro em prova de G3, na areia.

Desejado Thunder ingressou na reprodução em 2012. Em sua breve produção, destacam-se o precocemente desparecido, Thunder Cat (múltiplo ganhador clássico, incluindo G2 e G3), e o vencedor do GP ABCPCC (G1), Amuletto. O ganhador de G3, Ouro Preto, e os vencedores de listed, Barbo, Mudador e Bom de Briga também chamam atenção, em seu stud record.

Abaixo, a vitória de Desejado Thunder no GP ABCPCC (G1).

Mais notícias

Minuano Pampa resiste a Nemo na Prova Especial Manoel Ribas

Corredor do Haras Nijú venceu a principal corrida do dia, em Curitiba.

Tavari, Twist do Iguassu e Vision For Speed já receberam o bônus da Taxa Universal

Titulares da inscrição na Taxa Universal da Copa dos Criadores fazem jus a bônus de R$ 1.500,00 na primeira vitória do produto, aos 2 anos - e a R$ 2.250,00, na hipótese de inscrição da totalidade de sua geração.

Na despedida de Frankie Dettori, JCB dará início às tríplices coroas; confira os campos

Added para os Grandes Prêmios Henrique Possolo (G1) e Estado do Rio de Janeiro (G1) foram divulgados pela comissão de corridas do Jockey Club Brasileiro.