02 jan 2018 | 23:23:54

Criação: pela nona vez, Galileo alcança o número 1 entre os reprodutores europeus

Sem surpresas, reprodutor da Coolmore encerrou 2017 na liderança em meio aos reprodutores radicados na Europa.


Produtos de Galileo (foto) conquistaram mais de £ 15,1 milhões em prêmios

Imagem: Racing Post

Com o encerramento da temporada 2017, o fenomenal Galileo (Sadler’s Wells) conquistou novo feito para a extensa coleção. O garanhão – de utilização privada – da Coolmore figurou, pela nona vez, como o reprodutor número 1 da Europa. Predomínio reforçado, ainda, pela vantagem, cada vez maior, detida em relação ao segundo nome da lista: Dubawi.

De acordo com publicação de Emma Berry, na edição digital do último dia 30 de dezembro, do Thoroughbred Daily News, 113 produtos de Galileo venceram em 2017, dentre os quais 47 ganhadores de listed e/ou provas graduadas. Ao todo, esses animais conquistaram mais de £ 15,1 milhões em prêmios. O responsável pela maior soma individual: Ulysses, vencedor do Coral Eclipse Stakes (gr.I) e do Juddmonte International (gr.I), que figurou como um dos 12 ganhadores de G1 revelados por Galileo na temporada.

Dubawi (Dubai Millenium) segue na escolta – ainda que distante – de Galileo. Principal nome dentre os garanhões da Darley Europe, Dubawi contou com 30 vencedores de listed e/ou provas graduadas, dentre os quais 8 ganhadores de G1 em 2017.

Sexto reprodutor da Europa, em 2016, o irlandês Dark Angel (Acclamation) desta feita aparece na terceira colocação. Com os mesmos 126 ganhadores individuais, inclusive, que Dubawi. Em relação a este, porém, produziu a metade de black type winners (15) e sua prole gerou pouco mais de £ 5,3 milhões em prêmios, contra £ 6,9 milhões dos produtos de Dubawi.

Consideravelmente impulsionado pelos feitos de Enable, Nathaniel (Galileo) surge na quarta posição do ranking. Pertencente à primeira geração de Nathaniel, Enable faturou, sozinha, nada menos que £ 3,8 milhões em prêmios, no ano de 2017.  Sea The Stars (Cape Cross), irmão materno de Galileo, foi o quinto e Frankel, filho de Galileo, o sexto.

Na classificação dos avôs maternos, Sadler’s Wells, desaparecido em 2011, liderou com mais de £ 8,7 milhões obtidos por seus netos e netas. Dentre os garanhões ainda ativos, porém, o posto de número 1, nesse quesito, ficou com Pivotal (Polar Falcon), que com £ 6,8 milhões superou os £ 6,2 milhões dos netos e netas de Galileo.

Mais notícias

Nota de falecimento: Althayr de Oliveira

Althayr Oliveira Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP Faleceu na manhã de hoje, dia 22, aos 92 anos, o treinador Althayr de Oliveira, o "Peixe", como era carinhosamente chamado por todos. Paranaense de Curitiba, Althayr iniciou sua vitoriosa carreira de treinador em Cidade Jardim, em 1964. A vitória de Kenético, do Haras Malurica, no Grande Prêmio São Paulo de 1983, foi, sem... [continua ]

Takashi retorna, com vitória, à grama e fatura a Prova Especial Depressa

Velocista do Stud Forza 3 deu sequência à campanha repleta de conquistas.

GP Longines Latinoamericano: montarias divulgadas

Jóqueis dos doze inscritos – dos quais três brasileiros – foram confirmados pela comissão de corridas de Maroñas.