Criação: tendência nas corridas com obstáculos, Soldier of Fortune lidera número de coberturas na Europa em 2017
Com passagem pelo Brasil, em 2013, filho de Galileo cobriu 352 éguas na temporada.
Conhecido dos turfistas brasileiros, em razão de sua passagem por Bagé/RS, no ano de 2003, Soldier of Fortune foi o garanhão que mais cobriu, na Europa, em 2017. Conforme publicação de Martin Stevens, no website do Racing Post, Soldier of Fortune – com serviços direcionados ao mercado das corridas com obstáculos – serviu a 352 éguas no primeiro semestre deste ano.
Realocado na divisão de garanhões para corridas com obstáculos da Coolmore, na Irlanda, Soldier of Fortune ganhou evidência, no referido segmento do esporte, à medida que seus filhos Flying Tiger, Mega Fortune e Tin Soldier revelaram-se expressivos corredores da categoria, entre 2016 e 2017. Soldier of Fortune cobriu a € 6 mil na atual temporada.
Filho de Galileo e Affianced (Erins Isle), Soldier of Fortune – nascido em 2004 – competiu dos 2 aos 4 anos, conquistando 6 vitórias em 13 saídas. Seus principais êxitos ocorreram no Irish Derby (gr.I) e na Coronation Cup (gr.I), além de ter cruzado em primeiro no Prix Niel (gr.II), no Prix Noalles (gr.II) e na Chester Vase (gr.III).
Da passagem de Soldier of Fortune pelo Brasil, resultaram 100 produtos registrados no Stud Book. Vitorioso no GP Jockey Club Brasileiro (gr.I) e melhor potro de 2 anos no Troféu Mossoró, Jadir – exportado para Hong Kong – figura como o principal produto brasileiro de Soldier of Fortune, até aqui. Segundo colocado nas três provas da tríplice coroa de Cidade Jardim, Fortune Danz é outro nome de destaque. Merecem menção especial, ainda, os colocados em provas de G1, Sai da Frente e Rasgado de Birigui.
Quanto às principais estrelas da criação europeia, Frankel – alojado no Banstead Manor Stud, do Príncipe Khalid Abdullah, na Inglaterra – realizou 195 coberturas em 2017. Seu pai, Galileo, serviu a 178 matrizes. Dubawi, por sua vez, cobriu 174 reprodutoras.