07 jun 2020 | 19:01:03

De bandeira a bandeira, Tanganyka encerra a tríplice coroa de éguas

Potranca de Carlos dos Santos venceu o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1). Candidata ao título, Mais Que Bonita formou a dupla.


Tanganyka rendeu a primeira vitória de G1 a Bruno Queiroz.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Disputado neste domingo (7), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), em 2.400m na pista de grama (pesada), para potrancas de 3 anos, encerrou a tríplice coroa de éguas. Venceu, de ponta a ponta, Tanganyka, filha de Midshipman e Tasmania (Romarin), de criação e propriedade de Carlos dos Santos. A candidata ao título de tríplice coroada, Mais Que Bonita, finalizou na segunda colocação.

Sem surpresa alguma, Tanganyka assumiu a ponta, após a largada. Na primeira passagem pelo disco, era de Menina Veneno a segunda colocação. Ainda na reta da direita, porém, Helquis passou para segundo, pelos paus. Garrucha Lerap era a quarta e Mais Que Bonita a quinta.

Após conseguir “amarrar” o ritmo do páreo, Bruno Queiroz deu rédeas a Tanganyka, no final da reta oposta. Nisso, a ponteira aumentou a sua margem, na primeira colocação, enquanto Mais Que Bonita passava para terceiro. O jóquei de Helquis, Valdinei Gil, olhava seguidamente para trás, à procura da candidata à tríplice coroa.

Ainda que Helquis tenha “encostado” em Tanganyka, na última curva, a ponteira voltou a escapar das adversárias, no ingresso à reta final. Helquis, quando colocada para correr, não saiu do lugar. Mais Que Bonita, porém, ao receber a partida, nos 300 finais, deu fila de que poderia avançar sobre Tanganyka. Esta, contudo, neutralizou, à distância, os avanços da favorita.

Na primeira vitória de G1 de Bruno Queiroz, Tanganyka derrotou Mais Que Bonita por 5 corpos. North Bound atropelou para ficar com a terceira posição. Helquis e Olympic Dust completaram o marcador.

Depois, Garrucha Lerap, Quick ‘N Easy, Nefertite, Tactical Speed e Menina Veneno.

Treinada por Cosme Morgado Neto (também responsável pela terceira colocada, North Bound), Tanganyka obteve a terceira vitória (primeira clássica) em 9 saídas. Segunda colocada no GP Henrique Possolo (G1) e terceira no GP Diana (G1), Tanganyka percorreu a milha e meia no tempo de 2:27.97.

Mais notícias

Copa Precocidade e Velocidade ABCPCC: 55 inscrições farão parte da primeira edição

Já com R$ 550 mil garantidos, para premiações, a versão inaugural da disputa será realizada em 2022, reunindo produtos da geração 2018.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (50ª edição)

Michel Platini desencilha Padre Pio, ganhador nas Ilhas Maurício. Imagem: Divulgação Govmu.org ILHAS MAURÍCIO MICHEL PLATINI: Voltando a brilhar no exterior, Platini conquistou um hat trick, no último dia 8, tendo sido o destaque da reunião, nas Ilhas Maurício. Al Jazeera, Padre Pio (vídeo abaixo) e Alpine Challange foram os vencedores de Platini que, por meio de 19 montarias desde a sua chegada... [continua ]

Pré-inscrições: Grande Prêmio 25 de Janeiro (G2)

Prova será disputada, em Cidade Jardim, no dia 25 de janeiro.