03 jul 2017 | 16:27:01

Derbies na Europa: Capri mantém hegemonia da Coolmore na Irlanda; Windstoss, um Shirocco, brilha na Alemanha

Versões da principal prova para animais de 3 anos foram realizadas no fim de semana.


O tordilho Capri conquistou o Derby Irlandês

Imagem: The Telegraph

Nos últimos dias, o turfe europeu contemplou a disputa de duas versões do derby, em diferentes países. Na Irlanda, Capri manteve a hegemonia da Coolmore na galeria de vencedores. Já em solo alemão, Windstoss colocou em evidência nome bastante conhecido dos turfistas brasileiros: Shirocco.

Com € 1,5 milhão de dotação, o Dubai Duty Free Irish Derby (gr.I), em 2.400m na grama, foi disputado por produtos de 3 anos em Curragh. Numa condução inspirada de Seamus Heffernan, que aproveitou a porção interna da raia para trilhar o caminho de Capri, este prevaleceu em final emocionante. No disco, o tordilho resistiu por pescoço aos avanços de Cracksman (Frankel). Wings of Eagles (Pour Moi), vencedor do Epsom Derby (gr.I), terminou em terceiro, apenas focinho atrás de Cracksman.

Capri (filho de Galileo e Dialafara, por Anabaa), criado na Irlanda por Lynch Bages Ltd. & Camas Park Stud, representou a sétima vitória do trio da Coolmore (Derrick Smith, Susan Magnier & Michael Tabor) nas últimas 10 edições do páreo. Galileo, por sua vez, tem no tordilho seu quinto vencedor do Derby Irlandês. Já Aidan O’Brien, que há 20 anos comemorava sua primeira vitória no páreo – com Desert King - hoje obteve o décimo segundo troféu, que faz dele recordista de êxitos dentre os treinadores. Tempo de 2:35.45.

Em Hamburgo, na Alemanha, produtos de 3 anos correram o Deutschess Derby (gr.I), em 2.400m na raia de grama, com € 650 mil de bolsa. Sob a monta de Maxim Pecheur, Windstoss – de criação e propriedade de Gestut Rottgen – derrotou Enjoy Vijay (Nathaniel) por 1 corpo. Rosenpurpur (Pour Moi) finalizou em terceiro.

Windstoss conta com preparo de Markus Klug e obteve sua terceira vitória em 8 corridas. O pai do ganhador, Shirocco (Monsun), deixou 3 gerações no Brasil, com destaque para Some In Tieme. Filho da matriz Wellenspiel (Sternkonig), Windstoss parou os relógios na marca de 2:41.52.

Mais notícias

Na Prova Especial Viziane, melhor para Zezé Corredor

Filho do nacional Veraneio pertence a Marcelo Catunda Parente Filho.

IFAR terá webinar sobre mudança de práticas e hábitos necessária ao bem-estar equino

Webinar é gratuito, bastando inscrição prévia para participação.

Daniel Boone vence a PE Helíaco: no caminho de Catch A Flight?

Filho de Wild Event repete vitória semelhante do ilustre companheiro de farde que culminou em aparição no GP São Paulo de 2014